Humaniza sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É HUMANIZA SUS?
Valorizar os diferentes sujeitos, fomentar a autonomia, grau de co-responsabilidade, interação com as demandas sociais, compromisso com a ambiência, reconhecimento dadiversidade do povo brasileiro são alguns dos tópicos do programa de Humanização do SUS que são desenvolvidos e baseados nos princípios:
• Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos deprodução de saúde: Os modos de gestão definem diretamente as técnicas, a clínica (práticas interdependentes e complementares). Sendo assim, a incorporação da humanização deve interagir nesse processo.• Transversalidade: - Caracteriza-se por concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam asgrupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde e deslocamentos de identitários.
• Autonomia e protagonismo dos sujeitos – Caracteriza-se como, a co-responsabilidade entre gestores,usuários e a participação coletiva nos processos e na gestão. Bem como, a ampliação da vontade e capacidade de fazer algo.
Seus objetivos se baseiam em cinco focos:
1. Contagiar trabalhadores,gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização;
2. Fortalecer iniciativas de humanização existentes;
3. Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento daspráticas de gestão e de atenção;
4. Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;
5. Implementar processos deacompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.
Para isso, o HumanizaSUS trabalha com três macro-objetivos:
• Ampliar as ofertas da PolíticaNacional de Humanização aos gestores e aos conselhos de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgência e universitários;
• Incentivar a...
tracking img