Humanização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 75 (18728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

agradecimentos

EM PRIMEIRO LUGAR A DEUS, POR PROPORCIONAR TODOS OS MOMENTOS DA MINHA VIDA.

Aos meus pais, que me criaram e proporcionaram minha educação, tanto escolar quanto moral, e que me ensinaram que para viver é preciso ser perseverante.

Ao meu marido Elivaldo, por sempre acreditar em minha capacidade de vencer e por sempre estar aomeu lado para a realização deste.

Aos meus filhos Frederico e Leôncio, Agradeço pela compreensão, fazendo votos que encontrem seus caminhos pelo estudo e pelo trabalho, e que exercitem a amizade e o respeito todos os dias de suas vidas.

A minha nora Hemanuelly que sempre me apoiou e torceu pela realização deste trabalho.

Ao meu Tutor Orientador eamigo Paulinelli Santhiago de todas as horas, que acompanhou...

Aos colegas acadêmicos e demais pessoas que de uma forma ou outra contribuíram com este trabalho, meu respeito e meu abraço.

 

BOA SORTE, Marina Magda Viana. HUMANIZAÇÃO: A Humanização na Prática do Assistente Social e o desafio na Assistência Hospitalar. 2010. 62. Trabalho de Conclusão de Curso BacharelServiço Social, Universidade Norte do Paraná, Guanambi, 2010.

RESUMO

O MOVIMENTO DA REFORMA SANITÁRIA REPRESENTOU UMA MUDANÇA DE PARADIGMA NA SAÚDE PELA ABRANGÊNCIA DOS DETERMINANTES SOCIAIS NO PROCESSO SAÚDE E DOENÇA. O SUS FOI INSTITUÍDO VISANDO À ATENÇÃO INTEGRAL E À PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA, NA GESTÃO E NO CONTROLE SOCIAL. O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI-SE NUM ESFORÇO DE REFLEXÃO SOBRE OTEMA DA HUMANIZAÇÃO NA PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL E O DESAFIO NA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR. ATUALMENTE O TEMA DA HUMANIZAÇÃO VEM SE MOSTRANDO COMO UM TEMA DE GRANDE RELEVÂNCIA PÚBLICA NAS PRÁTICAS DE SAÚDE NO BRASIL AO INDICAR UMA NECESSÁRIA E PREMENTE REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE PROFISSIONAIS E OS SUJEITOS QUE DEMANDAM CUIDADOS DE SAÚDE. HISTORICAMENTE, RELAÇÕESBUROCRÁTICAS E IMPESSOAIS, CONVERGIRAM PARA A VALORIZAÇÃO DA DOENÇA E NÃO DA PESSOA DOENTE. DESDE A 9ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE O TEMA HUMANIZAÇÃO VEM SENDO DISCUTIDO, E EM 2004, FOI INSTITUÍDA A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DO SUS. TAL POLÍTICA VISA, ENTRE OUTROS ASPECTOS, POSSIBILITAR UM ADEQUADO ACOLHIMENTO E ESCUTA DOS SUJEITOS. A CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL AO PROJETO DE HUMANIZAÇÃOÉ FUNDANTE NO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DA PROFISSÃO, QUE TEM NOS DIREITOS SOCIAIS SEU ALICERCE E SE CONFIGURA NO ETHOS INTERVENTIVO DA PROFISSÃO PELA EXPERIÊNCIA DOS PROFISSIONAIS COM O TRABALHO INTERDISCIPLINAR E COM A ABORDAGEM SÓCIO-EDUCATIVA. HISTORICAMENTE ENRAIZADOS NA CULTURA INSTITUCIONAL HOSPITALAR, O ASSISTENTE SOCIAL UM PROFISSIONAL QUE LIDA NA RELAÇÃO DIRETA COM OS SUJEITOS NO COTIDIANODA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR, O DEBATE DA HUMANIZAÇÃO APRESENTA-SE COMO UM DESAFIO, TENDO EM VISTA A QUALIDADE DE SUA AÇÃO COMO EXPRESSÃO DO SEU COMPROMISSO ÉTICO COM A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES RECÍPROCAS, LIVRES, DEMOCRÁTICAS, JUSTAS E SOLIDÁRIAS. NESTA PERSPECTIVA, O DESAFIO DA HUMANIZAÇÃO É A CRIAÇÃO DE UMA NOVA CULTURA DE ATENDIMENTO, PELA RESTITUIÇÃO DA CENTRALIDADE DOS SUJEITOS NA CONSTRUÇÃOCOLETIVA DO SUS. DESTE MODO, O ENTENDIMENTO DA HUMANIZAÇÃO DA PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL QUE SE PRETENDE EXPRESSAR NESTE ESTUDO TEM COMO FUNDAMENTO A VISÃO COMPREENSIVA DA AÇÃO PROFISSIONAL COM-OS-OUTROS COMO POSSIBILIDADE DE DESVELAR NOVAS FORMAS DE SER E ESTAR NO MUNDO. A REFLEXÃO SOBRE A DIMENSÃO RELACIONAL DA PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL É, DESTE MODO, O EIXO CENTRAL DESTE ESTUDO. BUSCA-SECONCEBER A HUMANIZAÇÃO DA AÇÃO PROFISSIONAL COMO UM PROCESSO SÓCIO - EDUCATIVO QUE ENVOLVE A PERMANENTE CONSTRUÇÃO DE ATITUDES QUE POSSAM LEVAR AO RECONHECIMENTO DAS DEMANDAS DO OUTRO ATRAVÉS DO RESPEITO À AUTONOMIA INERENTE A SUA CONDIÇÃO DE PESSOA-SUJEITO. O ESTUDO APRESENTA UMA PESQUISA REALIZADA COM 03 ASSISTENTES SOCIAIS QUE ATUAM NA UNIDADE HOSPITALAR DR. JUCA BASTO (HOSPITAL REGIONAL DE...
tracking img