Humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Humanismo
Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maiorimportância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição aoapelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.[1][2] Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrangereligiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.

Principais Autores

Descrição
Parte inferior do formulário
Principais Autores 
O Humanismo, estudo daantiga cultura greco-romana, "que podia tornar o homem verdadeiramente humano", surgiu, na Itália, no século XIV, favorecido pelo progresso econômico das cidades italianas, dominadas por uma ricaburguesia, interessadas nas letras e nas artes. Seus principais centros eram Florença, Veneza e Roma. Os primeiros humanistas foram:
 
Francisco Petrarca
Florentino, o "Pai do Humanismo", grandefilósofo, estudou as obras de Cícero, Virgílio e Horácio. Descobriu as "Cartas" de Cícero e as "Instituições Oratórias" de Quintiliano. Foi o primeiro grande humanista do Renascimento e um dos italianos demaior prestígio do seu tempo. Foi encarregado pelos papas de importantes missões diplomáticas. Deixou numerosas obras em Latim, poemas e epístolas, entre as quais destacam-se "África", poemas sobre asegunda Guerra Púnica, em louvor a Públio Cornélio Cipião, O Africano, e "sonetos, canções e cânticos" que compôs em honra da bela Laura de Noves e que, pela beleza e pureza da forma, contribuíram parafixar o idioma italiano.
 
João Boccaccio
Poeta, prosador, humanista latino, nasceu em Paris. Escreveu em latim e em italiano, poesias, romances bucólicos e contos. Suas obras mais importantes...
tracking img