Humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropologia, religiões e valores cristãos.


Os vários níveis do conhecimento:

A necessidade da redescoberta e valorização do SER (antropologia), do CRER (religiões) e do AGIR (valorescristãos) constitui o objetivo desta publicação. A abordagem antropológica, depois de uma reflexão sobre os vários níveis de conhecimento, apresenta as diferentes manifestações do ser humano (corpo,conhecimento, vontade, linguagem, vida em sociedade, cultura, trabalho, divertimento, religião) e a problemática sobre seu ser, sua autotranscendência e sua dignidade de pessoa. Esta obra vem à luz após váriosanos de experiência do autor.

Conhecimento Empírico
O conhecimento empírico é também chamado de conhecimento popular ou comum. É aquele obtido no dia a dia, independentemente de estudos oucritérios de análise. Foi o primeiro nível de contato do homem com o mundo, acontecendo através de experiências casuais e de erros e acertos. É um conhecimento superficial, raso; onde o indivíduo, porexemplo, sabe que nuvens escuras é sinal de mau tempo, contudo não tem ideia da dinâmica das massas de ar, da umidade atmosférica ou de qualquer outro princípio da climatologia. Enfim, ele não tem aintenção de ser profundo, mas sim, básico.

Conhecimento Teológico
É o conhecimento relacionado ao misticismo, à fé, ao divino, ou seja, à existência de um Deus, seja ele o Sol, a Lua, Jesus, Maomé, Buda,ou qualquer outro que represente uma autoridade suprema. O Conhecimento Teológico, de forma geral, encontra seu ápice respondendo aquilo que a ciência não consegue responder, visto que ele éincontestável, já que se baseia na certeza da existência de um ser supremo (Fé). Os conhecimentos ou verdades teológicas estão registrados em livros sagrados, que não seguem critérios científicos de verificaçãoe são revelados por seres iluminados como profetas ou santos, que estão acima de qualquer contestação por receberem tais ensinamentos diretamente de um Deus.



Conhecimento Filosófico

A...
tracking img