Humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo destacar a importância da teoria do Humanismo no campo educacional, visando a influência do professor enquanto repassador de conhecimento. Tendo em vista a importância do aprendizado dos futuros alunos, foram analisados os principais conceitos da teoria Humanista no campo da educação e de como se pode agir tendo ela como guia principal. Conforme apesquisa irá demonstrar, foram selecionadas perguntas tópicos a respeito da teoria defendida, para que futuros professores conheçam mais sobre o Humanismo e seus objetivos. Desta maneira, podemos constatar que, o humanismo deve ser uma teoria mais explorada e aplicada pelos professores em sala de aula visando sempre um melhor resultado de aprendizagem.
Palavras-chave: Humanismo, Educação,Aprendizado.




















Introdução

O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar um pouco sobre a Teoria Humanista, que surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às ideias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela Psicanálise. Os seus principaisrepresentantes são Abraham Maslow, americano, considerado o pai espiritual do movimento humanista, que acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto realizadora, e Carl Rogers, psicólogo americano, que atuou como psicoterapeuta por mais de trinta anos e trouxe grandes contribuições para a prática clínica e para a educação.
A atenção principal desta pesquisa estará voltada principalmentepara Carl Rogers, que teve o seu trabalho pautado no valor do indivíduo desde o início. Diferentemente do seu contemporâneo, Abraham Maslow, suas visões advieram do tratamento de indivíduos emocionalmente perturbados. Além disso, exemplificaremos através dos conceitos abordados por Rogers, como esta teoria pode ser aproveitada em sala de aula nas relações entre aluno-professor.2. Questões relacionadas ao Humanismo:
2.1 Contextualização histórica e epistemológica: principal representante e paradigma central;
Epistemológico
"O Humanismo é uma postura de vida democrática e ética, que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar sentido e forma às suas próprias vidas. Defende a construção de uma sociedade mais humana, através de uma éticabaseada em valores humanos e outros valores naturais, dentro do espírito da razão e do livre-pensamento, com base nas capacidades humanas. Não é deísta e não aceita visões sobrenaturais da realidade”.
Os princípios humanistas apresentados separadamente por uma questão de ordem didática. Manifesta-se como um todo, interagindo em função de uma prática de Inspiração Humanista.
São eles:
Aprendizagem Significativa;
 Potencial Criativo;
 Individualidade;
 Jogo;
 Exercício Natural;
 Liberdade;
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Princípio mais desprezado pela educação física escolar, pode ser chamada de Aprendizagem Experiencial dando ao aluno uma atitude consciente e relacionada com sua própria realidade.


POTENCIAL CRIATIVO
É o momento que um indivíduo encontra-se consigo mesmo,habilitando-se a estabelecer relações com o meio ambiente.
INDIVIDUALIDADE
Divide-se em maturidade motora, capacidade de rendimento e interesse.
Maturidade Motora: A criança ainda é entendida como um adulto em miniatura, realizando polichinelos, num total desrespeito aos padrões que lhes são inerentes.
Capacidade de Rendimento: o que devemos propor, durante a aula, é o oferecimento de váriassituações em diversos graus de dificuldade, levando os próprios educandos a se classificarem eliminando possíveis frustrações.
Interesse: a missão do professor não se esgota no período normal de escolaridade, fazendo parte da tarefa docente uma constante preocupação com o futuro dos educandos, numa perspectiva de Educação Física permanente.

JOGO
É uma forma de se exercitar – talvez a única...
tracking img