Humanidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenhar, dizem os dicionários, é inventar, engendrar, maquinar. Vem de engenho: faculdade universitária. Da mesma origem é engenharia: arte de aplicar conhecimentos científicos ou empírico á criação de estruturas a serviço do homem. Arte ou ciência. Arte ou ciência - em sentido mais restrito - do emprego de dispositivos e de processo na conversão de recursos naturais ou humanos em formasadequadas ao atendimento de necessidades do mesmo homem. Sempre engenho, invenção criativa, a serviço do homem. A serviço do seu físico. De necessidades físicas. Mas também de relações do seu físico com o ambiente. Com a natureza. Mas, indo além: a serviço do homem social que inclui o homem econômico, o homem político, o homem aprendiz, (existem máquinas de ensinar ou de aprender), o próprio homem lúcido( que são patins, raquetes, bastões de jogar golfe, taco de bilhar, senão engenhos para fins recreativos?).

Além do que, dentro de uma moderna concepção de engenharia humana, é engenharia o ajustamento do homem físico a engenhos, a máquinas, a veículos, a dimensões, iluminação, aeração de casas de residência e de locais de trabalho ou de lazer ou de devoção ou de recreação.

Sem nosesquecermos de que, dentro de um também moderno conceito de engenharia social, é engenharia aquela arte-ciência que desenvolve a aplicação de conhecimentos, quer científicos quer empíricos ou intuitivos, à criação e ao aperfeiçoamento de estruturas sociais; ou de formas de convivência social: inclusive política ou econômica.

Daí poder-se ajustar à condição de engenheiro social certo tipo de político oude estadista ou de governante ou de empresário ou de líder público que, em vez de ser apenas improvisador de soluções ou de providências ou de iniciativas no setor político ou no empresarial ou no público desenvolva soluções, providências, iniciativas à base de observações, experimentos, estudos. O que se estendo a líderes operários, militares, religiosos, agrários, educacionais, recreativos.As caracterizações dessas três formas principais de engenharia serão apresentadas, no decorrer deste livro, de modo mais específico. Sobretudo no tocante às suas aplicações a situações brasileiras. Ou a aspectos das relações da formação brasileira, quer pré-nacional quer nacional, passíveis de ser interpretadas sob as perspectivas das três engenharias ou de uma ou de duas delas. Sob esse critériode interpretação resultará claro o fato de quem ao homem brasileiro não vem faltando, através de sua formação, contatos ou relações com o que se possas considerar, retrospectivamente, ter sido engenharia. Lembre-se que a própria divisão, no século XVI, do Brasil em capitanias foi engenharia: engenharia social. Que a construção dos primeiros fortes, para a defesa militar da Colônia, foi engenhariafísica. Que obra de engenharia humana foi adaptação de formas européias de corpo humano a redes ameríndias de dormir, admitidas dimensões antropológicas diferentes de um tipo de homem para outro. E também, no setor culinário, a substituição - tão importante - desde o século XVI, do trigo pela mandioca e a adoção, na culinária e na farmacopéia, de frutos, ervas e sucos indígenas, usados pelosnativos - o caju, por exemplo - além da adoção por europeus em processo de abrasileiramento - um processo, todo ele, de engenharia humana - essencialmente adaptativo. Lembre-se, no setor da engenharia física - hidráulica - aquela imitação de ‘engenho de escravizar água’: defesa contra secas do Nordeste mais árido, por meio de tapagem, realizada por povoadores rústicos, valendo-se de lição aprendidacomo castor de região, animal hábil em cavar a terra para cativar águas. Imitação destacada em estudo recente, que é Osvaldo Lamartine (Veja-se o seu Os açudes dos sertões do Seridó, Natal, 1978)

Engenharia física ecológica, essa, o mesmo podendo ser dito da utilização, em área piauiense, de antigas cavernas com habitação humana, com adaptações por meio de tapumes. Utilizações de exemplos, dados...
tracking img