Humanidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
:A filosofia busca a verdade, a compreensão da realidade, e para tanto a crítica é fundamental, criticar é buscar a essência de algo, a sua razão de ser, existir, etc., através do questionamento. Momentos de crise nos trazem indagações e consequentemente grandes ideias. Grandes filósofos desenvolveram seus pensamentos e questionamentos filosóficos em momentos críticos, pois é nesse momento, quese manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.
A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais, capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; exame nacional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento; atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, umaobra artística ou cientifica.
A atitude filosófica é uma atitude crítica, pois preenche esses três significados da noção crítica, e inicia-se indagando: o que é? Como é? Por que é? Mas, como passamos da atitude costumeira para a atitude filosófica? Isso acontece quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditório ou problemático e se transforma em indagação ou interrogação. Poucoa pouco se percebe que essas questões pressupõem a figura daquele que interroga, a filosofia torna-se então o pensamento interrogando-se a si mesmo, ou seja, reflexão filosófica nada mais é que o movimento pelo qual o pensamento examinando o que é pensado por ele. A reflexão filosófica é radical por que vai à raiz do pensamento, por ser um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo, parapensar-se a si mesmo, para conhecer como é possível o próprio pensamento ou o próprio conhecimento.
A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de questões:
* Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos como pensamos, dizermos o que dizemos e fazermos o que fazemos?
*O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?
* Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?
Alguns objetivos e propósitos das ciências, como:verdade, pensamento racional, procedimentos especiais para conhecer fatos, entre outros, não são científicos, são filosóficos e dependem de questões filosóficas. O cientista parte delas como questões respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas. Assim, o trabalho das ciências pressupõe, como condição, o trabalho da filosofia.
O conhecimento filosófico é um trabalhointelectual. É sistemático por que não se contenta em obter respostas para questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente.
A Filosofia é identificada como aatividade de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, dedicando-se á contemplação do mundo e dos outros seres humanos para aprenderem e ensinarem a controlar seus desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir a própria vida de modo ético e sábio. A filosofia seria uma escola de vida ou uma arte do bem viver; seria uma contemplação do mundo e dos homens para nos conduzirem a uma vida justa, sábia efeliz, ensinando-nos o domínio sobre nós mesmos, sobre nossos impulsos, desejos e paixões.
Existem algumas definições de Filosofia que não podemos aceitar inteiramente, entre elas estão:
* A visão de mundo: nessa definição a Filosofia corresponderia, de modo vago e geral, ao conjunto de ideias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo em si mesma, definindo...
tracking img