Humanidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Significado de expressões populares

Erro crasso






Significado: Erro grosseiro.

Origem: Na Roma antiga havia o Triunvirato: o poder dos generais era dividido por três pessoas. No primeiro destes Triunviratos , tínhamos: Caio Júlio, Pompeu e Crasso. Este último foi incumbido de atacar um pequeno povo chamado Partos. Confiante na vitória, resolveu abandonar todas as formações etécnicas romanas e simplesmente atacar. Ainda por cima, escolheu um caminho estreito e de pouca visibilidade. Os partos, mesmo em menor número, conseguiram vencer os romanos, sendo o general que liderava as tropas um dos primeiros a cair.
Desde então, sempre que alguém tem tudo para acertar, mas comete um erro estúpido, dizemos tratar-se de um "erro crasso".

Coisas do arco-da-velhaSignificado: Coisas inacreditáveis, absurdas, espantosas, inverossímeis.

Origem: A expressão tem origem no Antigo Testamento; arco-da-velha é o arco-íris, ou arco-celeste, e foi o sinal do pacto que Deus fez com Noé: "Estando o arco nas nuvens, Eu, ao vê-lo, recordar-Me-ei da aliança eterna concluída entre Mim e todos os seres vivos de todas as espécies que há na terra." (Génesis 9:16)
Arco-da-velha éuma simplificação de Arco da Lei Velha, uma referência à Lei Divina.
Há também diversas histórias populares que defendem outra origem da expressão, como a da existência de uma velha no arco-íris, sendo a curvatura do arco a curvatura das costas provocada pela velhice, ou devido a uma das propriedades mágicas do arco-íris - beber a água num lugar e enviá-la para outro, pelo que velha poderá tervindo do italiano bere (beber).


Dose pra cavalo



Significado: Quantidade excessiva; demasiado.

Origem: Dose pra cavalo , dose pra elefante ou dose pra leão são algumas das variantes que circulam com o mesmo significado e atendem às preferências individuais. Supõe-se que o cavalo, por ser forte, o elefante, por ser grande e o leão, por ser valente, necessitam de doses exageradas deremédio para que este possa produzir o efeito desejado.
Com a ampliação do sentido, dose pra cavalo e suas variantes é o exagero na ampliação de qualquer coisa desagradável, ou mesmo aquelas que só se tornam desagradáveis com o exagero.

Memória de elefante

Significado: Ter boa memória; recordar-se de tudo.

Origem: O elefante fixa tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atraçõesdo circo .


Lágrimas de crocodilo




Significado: Choro fingido.

Origem: O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu-da-boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.



Não aguentar uma gata pelo rabo
[pic]

Significado: ser ou estar muito fraco.

Origem: O feminino, neste caso, tem o objetivo de humilhar oimpotente ou fraco a que se dirige a referência. Supõe-se que a gata é mais fraca, menos veloz e menos feroz em sua própria defesa do que o gato. Na realidade, não é fácil segurar uma gata pelo rabo, e não deveria ser tão humilhante a expressão como realmente é.

Afogar o ganso
[pic]



Significado: Relação sexual; masturbação.

Origem: No passado, os chineses costumavam satisfazer as suasnecessidades sexuais com gansos. Pouco antes de ejacularem, os homens afundavam a cabeça da ave na água, para poder sentir os espasmos anais da vítima.

Mal e porcamente
[pic]
Significado: Muito mal; de modo absolutamente errado.



Origem: Inicialmente, a expressão era "mal e parcamente". Quem fazia alguma coisa assim, agia mal, com parcos (poucos) recursos.
Como parcamente não erapalavra muito conhecida, o uso popular tratou de substituí-la por outra mais e adequada ao que se pretendia dizer. E ficou " mal e porcamente", numa alusão à imundície suína.

Formiga quer ter catarro

Significado: Diz-se a quem pretende ser mais do que é, sobretudo dirigido a crianças ou inexperientes.

Fila indiana


Significado: fileira de pessoas ou coisas dispostas uma após as outras....
tracking img