Humanidades unb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Univesidade de Brasília
Humanidades e Cidadania
Professora: Vanessa Maria de Castro
Aluno: Bruno Marques Ivo – 12-0008602

Resumo sobre o primeiro capitulo de O que é Sociologia - CarlosHenrique Martins

O primeiro capítulo discute sobre o surgimento da sociologia, e salienta varios pontos expositivos para comprovar e demonstrar o periodo e os motivos que levaram à necesidadede buscar estes novos estudos.
Alguns motivos que são expostos ao leitor são os conflitos gerados na sociedade que ainda vivia no ANTIGO REGIME, pois neste além de estamental, o conhecimentoe a opinião eram muito controlados. A população nao tinha voz e era totalmente submissa, “nasceu servo morre servo, nasceu nobre morre nobre”. Estes conflitos provocaram no povo uma vontade demudar e acabar com aquele incômodo, gerando então revoltas e brigas, literalmente, entre o povo e o proletariado.
O autor coloca também como um dos principais acontecimentos que marcam osurgimento da sociologia as revoluções que acontecem na Europa. A revolução industrial e a revolução francesa são marcos na historia da sociologia, filosofia e muitos outros estudos, que, a partirdestas datas mudaram a forma de pensar, devida a necessidade da população de se movimentar, alterar, buscar novamente o estado de paz e estabilidade na sociedade.
É ressaltado no texto a questãodo proletariado, da burguesia e dos iluministas, que tiveram seus movimentos e pensamentos de relevância não so para a formação da sociologia, mas também para a formação de toda uma estruturasocietária e governamental, as quais hoje em dia, direta ou indiretamente se baseiam em estudos e pensamentos gerados naquela epoca e a partir de tais pensadores.
Outro ponto, simples masimportante, é que tudo isto foi gerado a partir de varios pensadores. Não veio tudo de uma mente só, foi-se juntando pensamentos e conclusões para chegar a um resultado que hoje chamamos de SOCIOLOGIA.
tracking img