Humanidade e ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HUMANIDADE E AMBIENTE
Poluição ambiental
Podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros.
A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais evegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.
Poluição atmosférica
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais fontes geradoras da poluição atmosférica são os motores de veículos, as indústrias(siderurgias, fábricas de cimento e papel, refinarias etc), a incineração de lixo doméstico e as queimadas de campos e florestas. Em decorrência de diversas atividades antrópicas, são liberadas anualmente na atmosfera milhões de toneladas de gases tóxicos, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e hidrocarbonetos, além de gás carbônico e do chamado material particulado -um conjunto de partículas constituídas por poeiras, fumaças e materiais sólido e líquido – que fica em suspensão no ar em virtude de seu pequeno tamanho.
Um dos poluentes mais perigosos para os habitantes das grandes metrópoles é o monóxido de carbono (CO), um gás incolor, inodoro, um pouco mais leve que o ar e muito tóxico. Esse gás é produzido durante a queima incompleta de moléculasorgânicas e sua principal fonte de emissão são os motores a combustão de veículos como automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões etc.
Outro poluente atmosférico importante é o dióxido de enxofre (SO²), gás tóxico proveniente da queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e o óleo diesel, que contém enxofre como impureza.
Inversão térmica
Este fenômeno climático ocorre principalmente nosgrandes centros urbanos, regiões onde o nível de poluição é muito elevado. A inversão térmica ocorre quando há uma mudança abrupta de temperatura devido à inversão das camadas de ar frias e quentes.
Aumento do efeito estufa
Parte da radiação solar que chega à Terra é refletida pelas nuvens e pela superfície terrestre; outra parte é absorvida principalmente pelo solo e reirradiada para aatmosfera na forma de calor (radiação infravermelha). Esse fenômeno natural é denominado efeito estufa e conserva a superficie terrestre aquecida, impedindo a perda rápida de calor para o espaço. Graças ao efeito estufa, a Terra mantém uma temperatura média compátivel com a existência de vida.
O efeito estufa resulta principalmente da presença na atmosfera de vapor-d’água, gás carbônico (CO²),metano e dioxido de nitrogênio, cujas moléculas têm a propriedade de absorver calor.
A interferência humana na atmosfera terrestre tem provocado uma intensificação do efeito estufa. Estima- se que, nos próximos anos, a temperatura média na superfície terrestre sofrerá elevação significativa.
Poluição das águas e do solo
Uma forma comum de poluição das águas é causada pelo lançamento dedejetos humanos nos rios, lagos e mares. Sendo constituídos de matéria orgânica, esses resíduos levam ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente, fenômeno denominado eutroficação. A eutroficação permite grande proliferação de bactérias aeróbicas, que consomem rapidamente todo o oxigênio existente na água. Como consequência, a maioria das formas de vida acaba por morrer, inclusiveas próprias bactérias. Devido à eutroficação por esgotos humanos, os rios que banham as grandes cidades do mundo tiveram sua flora e fauna destruídas, tornando-se esgotos a céu aberto. O lançamento de esgotos nos rios acarreta, ainda, a propagação de doenças causadas por vermes, bactérias e vírus.
O desenvolvimento da agricultura também tem contribuído para a poluição do solo e das águas....
tracking img