huezerdasilva

626 palavras 3 páginas
APLICAÇÃO DIRETA E/OU INDIRETA DA FÍSICA MECÂNICA NA ENGENHARIA MECÂNICA
Objetivo: Mostrar a aplicação da física mecânica na engenharia mecânica.

Introdução: A física mecânica esta presente em quase tudo que fazemos no nosso cotidiano. Ao acordar, aplicamos uma forca no chão, através do nosso peso, que é a nossa massa corporal sendo atraída pela gravidade presente na terra, ao abrir a porta, aplicamos uma forca para rodar a maçaneta, ao puxar o cadarço para amarrar o tênis aplicamos uma forca de tração, ou seja, estudar e entender como a física mecânica está aplicada e observar suas funcionalidades garante um melhor entendimento e aprimoramento das atividades corriqueiras.

Resumo: Este artigo apresenta como a física mecânica esta inserida na área e engenharia mecânica seja direta ou indiretamente.

Aplicação da física mecânica na engenharia mecânica

A física mecânica está presente nos ensaios mecânicos, como o de dureza, que consiste em comprimir uma esfera de diâmetro D por uma força F, durante um tempo T, contra a superfície do material a ensaiar, ou seja, a física mecânica está presente na aplicação da força no material a ser testado. Outra área onde a física mecânica é aplicada é na suspensão de automóveis, onde a força elástica, conhecida na física, é aplicada. Outro exemplo, é a aplicação do princípio de força em turbinas, onde o engenheiro mecânico participa direta e indiretamente do seu projeto, no estudo da atuação das forças que irão impulsionar a turbina, no material a ser utilizado para que essa força não destrua as turbinas e como essa forca será transformada em qualquer outro tipo de energia. É possível identificar a presença da física mecânica na conversão de energia na combustão interna dos motores, onde há a transformação da energia térmica para a energia mecânica, que faz com que o motor gire as engrenagens, que irão fazer o motor rodar e ocorrerá o trabalho. A confecção de cabos que transportam altas cargas traz

Relacionados