Huerage

355 palavras 2 páginas
Epistemologia, para Piaget, compreende “o estudo da constituição dos conhecimentos válidos”. Ele foi o criador de um ramo da epistemologia que denominou epistemologia genética e que constitui uma forma de reflexão teórica, no interior das ciências, que estuda as passagens dos conhecimentos “menos estruturados” a estados de conhecimento “mais estruturados”.

A epistemologia genética usa uma abordagem que consiste em procurar compreender o desenvolvimento do conhecimento desde o momento em que pessoa nasce até o momento em que é capaz de um raciocínio complexo, próprio do filósofo ou do cientista. O objeto de estudo de Piaget era, portanto, o conhecimento e não o desenvolvimento, como pensam muitos leitores de seu trabalho. Como estudava a gênese deste conhecimento, Piaget tornou-se um estudioso do desenvolvimento cognitivo humano, trazendo uma contribuição valiosa para a Psicologia Genética, ramo da Psicologia que estuda o psiquismo humano a partir de sua gênese.

Deve-se realçar que, devido ao interesse pelo conhecimento como objeto de estudo, Piaget não se deteve em analisar o efeito da história, classe social e outros sobre o desenvolvimento das crianças. Ele buscava compreender o processo de construção do conhecimento num sujeito universal, sem ocupar-se de sujeitos particulares, marcados por condições específicas.

Estrutura, proposto por Piaget em 1970, “é um sistema de transformação, que comporta leis ou propriedades de totalidade, e que se conserva ou se enriquece pelo próprio jogo de suas transformações, sem que estas conduzam para fora de suas fronteiras ou façam apelo a elementos exteriores. Uma estrutura compreende características de totalidade, de transformação e auto-regulação”. (p.14-15)

Piaget concluiu que o comportamento mostra diferenças nítidas na capacidade de estruturar o meio. O desenvolvimento de crianças e adolescentes se caracteriza pela sucessão de estruturas mentais diferentes, cada uma delas regida por leis próprias e

Relacionados