HUB x ROTEADOR x SWITCH

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 7 de janeiro de 2015
HUB
Dispositivo que une cabos de comunicação em um ponto central (concentrador), fornecendo via comum de comunicação a todos os dispositivos.
A principal característica é que a mesma informação é enviada para muitos receptores ao mesmo tempo (broadcast). A televisão aberta e o rádio possuem suas difusões através de broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo(ou radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas a qualquer aparelho de TV (ou rádio) que conseguir captar e sintonizar o sinal.

Broadcast, Multicast e Unicast
Em redes de computadores um endereço de broadcast é um endereço IP (o último disponível na rede) que permite que a informação seja enviada para todas as máquinas da rede.
Uma das aplicações é no controle de tráfego de dados de váriasredes, quando uma máquina envia informações ao HUB, e, se o mesmo estiver ocupado enviando outras informações, o pacote de dados é retornado a máquina requisitante com um pedido de espera, até que ele termine a operação.
Esta mesma informação é enviada a todas as máquinas interligadas a este HUB e aceita somente por um computador pré-endereçado, depois de receber o pacote, o computador retornapara o HUB que envia novamente para todos os outros computadores, o computador que não for o remetente descarta o pacote (redundância).
O HUB recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal.
Não é aconselhado utilizar com muitas máquinas, pois gera um “gargalo” nas linhas.
A porta UP-LINK de um HUBé utilizada para realizar o cascateamento.
Na camada OSI poderíamos dizer que o HUB está na camada 1 (físico). Isto quer dizer que ele trabalha apenas com a repetição do sinal elétrico.
Quando duas máquinas transmitirem ao mesmo tempo a placa de rede detectará essa colisão (protocolo CSMA-CD). Então todos os computadores irão parar de transmitir e um relógio aleatório será gerado para cadamáquina (tempos diferentes). Quando o relógio zerar a transmissão é reiniciada.
Quando aumenta a quantidade de máquinas ligada ao HUB aumenta o número de colisões.
Para cada equipamento ligado ao HUB teremos uma divisão aritmética da banda. Se o HUB é de 100Mbps e possui 5 máquinas conectadas a ele, cada máquina receberá 20Mbps.
O HUB é considerado um equipamento ultrapassado e é dificilmenteutilizado.

SWITCH
Ao contrário do HUB, o SWITCH é um comutador, ou seja, ele recebe as linhas de transmissão e, então, determina para onde os dados serão enviados, não provocando “congestionamento” na saída de dados.
O SWITCH age na camada de enlace (nível 2 do OSI). Não é preciso dizer que ele é mais eficiente que o HUB já que evita a redundância. Um comutador de nível 4 (camada de transporte),inspeciona os endereços de fonte e de destino das mensagens, elabora uma tabela que lhe permite então saber que máquina está ligada a que porta do switch.
Conhecendo a porta destino, o SWITCH transmitirá a mensagem apenas para tal porta, deixando as outras livres para comunicação.
O SWITCH de nível 7 (camada de aplicação) são capazes de encaminhar os dados em função de dados aplicativosevoluídos contido nos pacotes de dados.
É através do MAC ADDRESS que o Switch consegue selecionar o destinatário. Um MAC ADRESS é um endereço físico onde os primeiros 24 bits correspondem ao fabricante e os outros 24 bits correspondem ao dispositivo.
No SWITCH não existe colisão, quando dois pacotes são enviados para uma máquina uma delas ficará na memória (buffer) do SWITCH. Caso o buffer estejacheio o SWITCH irá descartar esse pacote. Caso o protocolo seja TCP a máquina irá ter nota de que o pacote não chegou e este será retransmitido. Caso o protocolo seja UDP o pacote simplesmente estará perdido.
Diferentemente do HUB se um SWITCH tem 100Mbps, então cada máquina conectada a ele também terá 100Mbps.
O SWITCH gerenciável possui algumas características como:
Entrada Console (Acesso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hub X Switch X Roteador
  • Hub, switch e roteador
  • Hub, Switch, Roteador
  • Diferenças entre hub, switch e roteador
  • Aula 4 HUB SWITCH ROTEADORES
  • Apostila hub
  • Hubs e switchs
  • hub switch

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!