HUB x ROTEADOR x SWITCH

1229 palavras 5 páginas
HUB
Dispositivo que une cabos de comunicação em um ponto central (concentrador), fornecendo via comum de comunicação a todos os dispositivos.
A principal característica é que a mesma informação é enviada para muitos receptores ao mesmo tempo (broadcast). A televisão aberta e o rádio possuem suas difusões através de broadcast, onde uma ou mais antenas de transmissão enviam o sinal televisivo (ou radiodifusor) através de ondas eletromagnéticas a qualquer aparelho de TV (ou rádio) que conseguir captar e sintonizar o sinal.

Broadcast, Multicast e Unicast
Em redes de computadores um endereço de broadcast é um endereço IP (o último disponível na rede) que permite que a informação seja enviada para todas as máquinas da rede.
Uma das aplicações é no controle de tráfego de dados de várias redes, quando uma máquina envia informações ao HUB, e, se o mesmo estiver ocupado enviando outras informações, o pacote de dados é retornado a máquina requisitante com um pedido de espera, até que ele termine a operação.
Esta mesma informação é enviada a todas as máquinas interligadas a este HUB e aceita somente por um computador pré-endereçado, depois de receber o pacote, o computador retorna para o HUB que envia novamente para todos os outros computadores, o computador que não for o remetente descarta o pacote (redundância).
O HUB recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal.
Não é aconselhado utilizar com muitas máquinas, pois gera um “gargalo” nas linhas.
A porta UP-LINK de um HUB é utilizada para realizar o cascateamento.
Na camada OSI poderíamos dizer que o HUB está na camada 1 (físico). Isto quer dizer que ele trabalha apenas com a repetição do sinal elétrico.
Quando duas máquinas transmitirem ao mesmo tempo a placa de rede detectará essa colisão (protocolo CSMA-CD). Então todos os computadores irão parar de transmitir e um relógio aleatório será gerado para cada

Relacionados

  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas