https://www.youtube.com/watch?v=eIt-AzICZrM&feature=youtu.be

1409 palavras 6 páginas
1) A segurança no trabalho iniciou-se basicamente na civilização greco-romana, quando Aristóteles cuidou das enfermidades dos mineiros e tentou evita-las.
Me diante essa preocupação foram criados estudos referentes a afecções dos mineiros, as doenças que o trabalho poderia ocasionar e após a revolução industrial foram aprovadas a primeira lei de proteção aos trabalhadores. No Brasil passou a ser implementada em 1919 onde foi fundada a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Com o decorrer dos anos foram criadas e aperfeiçoadas leis e normas para a saúde e a proteção do trabalhador sendo representados por organizações como: ABPA (Associação Brasileira para prevenção de acidentes), CIPA (Comissão Interna de prevenção de acidentes), CLT (Consolidação das leis do trabalho), SESMET (Serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho), TEM (Ministério do trabalho e emprego), dentre outras associações. Baseado nessas organizações, foram criadas as NRs (Normas Regulamentadoras), são normas elaboradas para atender as necessidades dos trabalhadores e dos empregadores.

2) A segurança no trabalho define-se pelas suas iniciativas a serem tomadas para se garantir o bem estar físico, mental e social do trabalhador em seu ambiente de atividades elaborais.

3) Agentes físicos – ruídos e calor. Agentes Químicos – exposição ou contato com produtos químicos. Agentes ergonômicos – levantamento de peso, postura incorreta.
Agentes microbiológicos – Contaminação cruzada. Agentes mecânicos – Desligar equipamentos para fazer manutenção e equipamentos em locais indevidos.

4) Os acidentes são evitáveis, não surgem por acaso e, portanto, são passíveis de prevenção. Sabemos que os acidentes ocorrem por falha humana ou por fatores ambientais. FATORES AMBIENTAIS – Os fatores ambientais (condições inseguras) de um local de trabalho são as falhas físicas que comprometem a segurança do trabalho. Exemplificando, podemos citar: Falta de iluminação; Ruídos em excesso;

Relacionados