http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Geografia/43253104.html

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
As Escolas Literárias do Brasil e de Portugal
O ensino de literatura nas escolas é dividido em escolas literárias, dessa maneira o professor consegue tornar a matéria mais didática. As escolasliterárias são mundiais, começam na Europa e influenciam todo o mundo. Vamos contar agora um pouco sobre as principais escolas literárias do Brasil e de Portugal.

Trovadorismo (1189 – 1418)
É oprimeiro movimento literário da língua portuguesa, por meios quatro diferentes tipos de cantigas: Cantigas de amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas devalores típicos de Idade Média.

Humanismo (1418-1527)
É do Humanismo que nasce o Renascimento cultural, as prosas eram dirigidas a nobreza e as poesias eram feitas por fidalgos. Deus para de ser ocentro do universo e o homem começa a ser o centro de tudo.

Quinhentismo (1500 – 1601)
Essa escola literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil.Eram cartas, crônicas, sermões que foram produzidos nesse período.

Classicismo (1527 – 1580)
Camões é o grande nome desse período, existe uma valorização da cultura greco-romana e doracionalismo. As verdades universais passam a principal preocupação e os assuntos pessoais são deixados de lado.

Barroco (1601 – 1768)
Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa escolaliterária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastante como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia)

Arcadismo (1768 – 1836)
Aprincipal característica dessa escola é a exaltação da natureza. Resgata elementos da antiguidade clássica e busca sempre a conciliação entre homem e os elementos da natureza.

Romantismo (1836 – 1881)Essa escola literária se caracteriza pelo tema do amor constante e do sofrimento e, também, a subjetividade e a liberdade formal. Muitos autores desse período eram jovens e morreram cedo....
tracking img