Http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/educa%c3%a7%c3%a3o-inclusiva-no-cotidiano-escolar/1651.html

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDAÇÃO.

O PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO.

O processo de internalização pode ser entendido como:
"(...) a reconstrução interna de uma operação extterna, onde uma série de transformações se
processam: a) uma operação que inicialmente representa uma atividade externa é
reconstruída e começa a ocorrer internamente.
b) um processo interpessoal é transformado num processo intrapessoal.
c) atransformação de um processo interpessoal num processo
intrapessoal é o resultado de uma
longa série de eventos ocorridos ao longo do desenvolvimento."
O mediador ajuda a criança a alcançar um desenvolvimento que não conseguiu atingir sozinha, ou que não consegue atingir sozinha, eles são os professores com maiores experiências na escola.
"É  preciso que a Escola e seus educadores atentem quenão tem como função ensinar aquilo que o aluno pode aprender por si mesmo e sim, potencializar o processo de aprendizagem do estudante. A função da Escola é fazer com que os conceitos espontâneos, informais, que as crianças adquirem na convivência social, evoluam para o nível dos conceitos científicos, sistemáticos e formais, adquiridos pelo ensino. Eis aí o papel mediador do docente."
O professormediador deve orientar o aluno de modo a conduzi-lo a desenvolver o raciocinio da questão e por consequência da solução dos exercícios propostos, para que nos próximos exercícios os alunos já possam desenvolve-lo sozinhos e se acontecer o contrário, ou seja, o professor simplesmente colocar a atividade proposta na lousa e não conduzi-la a uma excelente explicação, os alunos não vão reconhecer oprocesso de realização do problema e continuarão com dúvidas para resolver.
Um aspecto particularmente importante da teoria de Vygotsky é a idéia da existência de uma área potencial de desenvolvimento cognitivo, mediadora do nivel de desenvolvimento atual da criança, determinada pela sua capacidade de resolver individualmente os problemas e o nível de desenvolvimento potencial, determinadoatravés da resolução de problemas seguido de orientação  de mediadores.
Vygotsky introduziu a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal para lidar com duas questões: a avaliação das habilidades cognitivas das crinaças e a avaliação das práticas de instrução.
É importante salientarmos que no processo interativo não é a figura do professor ou do aluno que é importante, mas o campo interativo que foicriado. Essa interação esá entre as pessoas e é neste espaço que as transformações acontecem.
As ações compartilhadas, onde a construção do conhecimento se dá deve ser de forma conjunta,
tanto o papel do professor como o do aluno são olhados não como momentos de ações isoladas, mas como momentos convergentes entre si, e que todo o desencadear de discussões e de trocas colabora para que sealcancem os objetivos traçados nos planejamentos de cada série ou curso.
Concluindo:
Sabendo que a escola é o lugar onde a dominação e a sistematização do conhecimento acontecem, precisamos estar de olho nas interações do processo de ensino-aprendizagem em um contexto específico.
É na sala de aula que ocorrem negociações e conflitos diante do novo, daquilo que não conhecemos ou não dominamostotalmente e que apresentamos aos alunos de forma problematizadora.
Os alunos precisam ser motivados a se integrarem nas discussões, serem estimulados a interagir dentro da sala de aula. O professor pode e deve usar estratégias " externas" para aumentar esse estímulo, nada sofisticado, apenas instrumentos que incitem a criatividade do aluno.
Cabe ao professor transformar conhecimento espontaneo emconhecimento cientifico, mundo encoberto em mundo revelado, trazer descobertas ao mundo particular e social dos aluno, fazendo com que o professor se descubra em meio a vida de seus alunos.
Publicado em: fevereiro 17, 2009   Updated: novembro 18, 2010
|Avalie este Resum |
| |

Mais sobre: Vygotsky - Uma perspectiva Histórico-Cultural da Educação...
tracking img