htrhr

2891 palavras 12 páginas
MATERIAL DE APOIO

ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
1º Semestre de 2013

Professor: Marcos Aurélio Salles e-mail: msalles@uva.edu.br

1

3ª aula: 04 / 03 / 2013
Unidade II - Evolução das Estruturas Organizacionais.
2.2 Considerações básicas sobre componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de abrangência da estrutura organizacional
2. 2.1 Componentes das Estruturas Organizacionais
Vimos na aula anterior que a estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e as estratégias estabelecidas, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as metas desejadas pela empresa e ela mostra a autoridade e as responsabilidades das pessoas, como indivíduos e como integrantes de grupos.
Desse modo, a estrutura organizacional implica em alguns conceitos adicionais, os quais fazem parte de sua natureza. Tais conceitos são:
a) Autoridade
Autoridade (a rigor, autoridade formal) é o direito legal que os chefes ou gerentes têm de dirigir ou comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe, chamados subordinados, colaboradores ou funcionários, dependendo do tipo de organização.
A atribuição da autoridade implica dois conceitos fundamentais do processo de organização: hierarquia e amplitude de controle.
b) Hierarquia
A autoridade divide-se verticalmente em níveis. As pessoas que estão num determinado nível têm autoridade sobre as que estão no nível inferior. No sentido inverso, em qualquer nível, as pessoas têm responsabilidades e prestam contas para as que estão acima. A isso se chama de hierarquia ou cadeia de comando.
c) Amplitude de Controle
O número de pessoas subordinadas à um gerente define a amplitude de controle ou amplitude de comando desse gerente.
d) Centralização
Centralização é a maior concentração do poder decisório na alta administração de uma empresa, conforme explica Oliveira (2004).
e) Descentralização
O mesmo autor

Relacionados