HTCX1

7758 palavras 32 páginas
Texto I - Morin - O conhecimento do conhecimento científico
ANOTAÇÕES ->
Partindo dos problemas do conhecimento cientifico de antes destacados por Edgar Morin, ele toma como ponto de partida as discussões propostas pelos positivistas do Círculo de Viena*. Seus cientistas, lógicos e matemáticos viam a ciência como modelo e levantaram o seguinte problema: “O que é a ciência?”

DEFINIÇÕES:
Segundo o dicionário: Ciência é uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos. A ciência, em geral, comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor.
Ciência e tecnologia: A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes.
Círculo de Viena: Surgiu nas duas primeiras décadas do século XX, responsável pela criação de uma corrente de pensamento intitulada positivismo lógico. Este movimento surgiu na Áustria, como reação à filosofia idealista e especulativa que prevalecia nas universidades alemãs. A partir da primeira década do século, um grupo de filósofos austríacos iniciou um movimento de investigação que tentava buscar nas ciências a base de fundamentação de conhecimentos verdadeiros.
Neste sentido, tal grupo constatou que o conhecimento possui valor de verdade devido à sua vinculação empírica, isto é, o conhecimento científico é verdadeiro na medida em que relaciona-se, em alguma dimensão, à experiência. Contudo, estes filósofos compreendiam que não se pode abandonar a lógica e a matemática, com o avanço que estas obtiveram na virada do século; ambas auxiliam de maneira

Relacionados