Hshipsa

1220 palavras 5 páginas
Trabalho de Sociologia

A base econômica da sociedade

Alunos (as): Monique Rodrigues, Letícia Braga, Caroline Dantas, Priscila Vilas Boas
Turma: 2108
Data: 27/03/2013
Professora: Lídia

Assunto: A base econômica da sociedade
A seguir veremos que a base econômica da sociedade é constituída por produção, bens, serviços e trabalho humano.
Tópicos:

* Produção: é o processo de transformação da natureza por meio de trabalho humano. * Bens: são todos materiais produzidas com seu próprio trabalho. * Serviços: são atividades econômicas * Trabalho humano: transformação da matéria em bens, pelo qual, produz bens e serviços.
.

A PRODUÇÃO
Bens: são todas as coisas materiais produzidas para satisfazer as necessidades das pessoas.
Serviços: são todas as atividades econômicas voltadas para a satisfação de necessidades e que não estão relacionadas diretamente à produção de bens. Os bens e serviços resultam da transformação de recursos da natureza em objetos úteis à vida humana. E isso só acontece por meio do trabalho nos processos de produção.
Processo de produção: o processo de produção é formado por três componentes principais associados: trabalho, matéria-prima, instrumentos de produção.

O TRABALHO
Por trabalho entende-se toda atividade humana que resulte em bens ou serviços. Todo trabalho resulta da combinação de dois tipos de atividade: manual e intelectual. O que varia é a proporção com que esses dois aspectos entram no processo de produção. Não existe trabalho exclusivamente manual ou exclusivamente intelectual, mas, sim,predominantemente intelectual.
O trabalho pode ser classificado conforme o grau de capacitação exigido do profissional. Assim temos: trabalho qualificado – só pode ser realizado com um certo grau de aprendizagem e conhecimento técnico; trabalho não qualificado – pode ser realizado praticamente sem aprendizagem. Essa classificação não é uma simples divisão teórica. Ela atinge profundamente a vida das pessoas, pois

Relacionados