hrsghshbsfd

2970 palavras 12 páginas

Organização Racional do trabalho.
Taylor observou que os antigos métodos de produção não tinham padronização, os colaboradores aprendiam as suas tarefas observando o trabalho de seuscompanheiros (Conhecido como método empírico ou rudimentar)ocasionando diferentes formas de realizar a mesma tarefa. A partir desta observação Taylor chegou a conclusão que a partir de uma análise científicapoderia reduzir os custos, aumentar a produtividade e ainda padronizar não só o trabalho mais também o produto final.Essa tentativa de substituir esse método antigo foi chamada de Organização racional dotrabalho. As principais características da ORT eram:
· Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: De acordo com Taylor, o estudo dos tempos e movimentos e a análise do trabalho eramessenciais para um melhor aproveitamento de cada tarefa. Movimentos úteis eram simplificados para uma maior economia de esforço operário, enquanto os inúteis eram transformados em outros mais eficazes oueram anulados. Para aumentar o rendimento tanto do operário quanto da produção em geral, o trabalho era bem distribuído para não ocorrer sobrecarga, eliminando assim desperdícios de força humana etempo. Essas medidas tornariam a produtividade da empresa maior.
· Estudo da fadiga humana: Segundo Gilbreth, evitar movimentos inúteis na execução de tarefas, economizar o esforço na execução de tarefasúteis e dar a esses movimentos uma programação adequada ajuda na redução da fadiga humana. Os efeitos da fadiga são claros em uma linha de produção, dentre eles a diminuição e perca da qualidade dotrabalho, doenças e diminuição da capacidade de esforço. A fadiga é considerada um redutor da eficiência.
· Divisão do trabalho e especialização do operário: De acordo com a análise do trabalho e oestudo dos tempos e movimentos chegou-se a conclusão que para um melhor aproveitamento de cada operário, este deveria se especializar-se em uma única tarefa, diminuindo a probabilidade de erros e. Organização

Relacionados