hrhhhdffbfh

982 palavras 4 páginas
Química Inorgânica – Prática – Primeira Prova
1 – PRIMEIRA PRÁTICA
A primeira prática fala sobre normas de segurança e sobre os procedimentos básicos tomados nos laboratórios.
Ao utilizar uma bureta para medir e transferir certa substância, deve-se ambientá-la, encher um pouco mais que sua capacidade e não deixar bolhas de ar.
Para transferir quantitativamente alguma substancia, pode-se lavar o béquer, transferindo possíveis resquícios de substância para o balão.
Normalmente tritura-se o sólido no gral antes de ocorrer a pesagem, pois facilita que a mesma seja mais exata.
Para manipular substancias toxicas, deve utilizar a capela, não deixar as vidrarias sujas e pegar sempre no rotulo do vidro para não contamina-lo, além de nunca deixar os reagentes abertos.

2 – SEGUNDA PRATICA – REACOES CARACTERISTICAS DE ANIONS
Para identificar uma substancia, existem duas maneiras diferentes: por via úmida ou por via seca.
Via úmida: Ocorre quando as substancias estão em solução. Normalmente, uma substância é transformada em outra, cujas propriedades são conhecidas, por intermédio de um reagente. Normalmente, essas reações provocam algum efeito macroscópico, como mudança de cor, formação de ppt, alteração no olfato.
Via seca: são realizados ensaios de chama, etc.
Para preparar um composto inorgânico, é necessário que várias etapas sejam realizadas e feito isso, é preciso provar que o composto foi realmente obtido. Pode-se identificar uma espécie através de reações químicas simples que envolvem tal composto.
EX: O íon Cl- , na presença do íon Ag+, reage e forma um ppt branco.

3 – TERCEIRA PRATICA
Por que íons metálicos colorem a chama de um bico de gás: Mediante a uma fonte de energia, os elétrons destes íons excitam-se, podendo emitir um fóton de mesma energia. Além disso, ao retornar ao seu nível de energia original, o eletron libera energia em forma de luz.
Por que diferentes ions colorem de maneira diferente : A forma que os elétrons irão colorir a

Relacionados