Hpp - higienização profunda da pele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação da disciplina HPP

1) O que é PELE?
A pele é o maior órgão do corpo humano, é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor etato). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível. É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente.

2) Qual o objetivo de uma HPP?
O objetivo da limpeza de pele é eliminar as impurezas da pele, diminuir o extrato córneo e assim facilitar a oxigenação do tecido e a penetração dos ativos escolhidos. Controlar aoleosidade da pele; Desobstruir e/ou dificultar a obstrução dos folículos; Destruir as bactérias foliculares;
Reduzir a produção e a secreção sebácea;

3) Qual a principal condição para definirmos um Protocolo adequado a cada caso?Explique.
Seria após fazermos a anamnese e definir o biótipo cutâneo, a partir disso poderemos dizer o que será realizado naquela pele, quais técnicas, quaiscosméticos e quantas sessões eu irei sugerir.

4) O que é “Protocolo Estético”?Explique as etapas de um Protocolo Estético para HPP.
Protocolo Estético - Planejamento das ações que serão realizadas, conforme as normas e técnicas cosmetologias e eletro estética.
1ª ETAPA: Preparar a pele (sempre de acordo como B.C.) para otimizar o objetivo do procedimento.
2ª ETAPA: Executar a “açãoprincipal” (o objetivo do procedimento).
3ª ETAPA: Normalização/Finalização e Orientação do Home Care.

5) O que é Hipocromia e Hipercromia e qual sua relação com Manchas?
Hipocromias - Manchas com um tom mais claro do que a pele do indivíduo, causadas pela produção insuficiente de melanina. Podem ser causadas também pela ausência de vitaminas do complexo B.
Entre as condições mais conhecidas dedespigmentação está o Vitiligo, que caracteriza-se pelo aparecimento de machas brancas em certas áreas do corpo, principalmente os genitais, cotovelos, joelhos, face, extremidades dos membros inferiores e superiores (mãos e pés), causadas pela diminuição ou falta de melanina
Hipercromias - são alterações na coloração normal da pele pelo excesso da produção de melanina, ou seja, o melanócito produz maismelanina do que deveria e isso leva ao surgimento de lesões mais escuras que a tonalidade da pele. As hipercromias localizadas mais comuns são:

Melasma também conhecido como cloasma, possui como manifestações clínicas o surgimento de lesões castanhas na face, principalmente nas regiões malares (maçãs do rosto), na testa, nariz, lábio superior e têmporas. Aparece bastante em gestantes, masencontra-se também relacionado à utilização de alguns contraceptivos e a problemas de ovário, apresentando intensificação com a exposição solar. 

Melanose Solar ou Manchas Senis - Geralmente surgem nos dorsos das mãos, no ante-braço e na face de indivíduos com idade superior a 40 anos. Apresentam superfície rugosa e são de difícil tratamento, pois o pigmento depositado (lipofuscina) é deixado peladegradação química ou digestão de células sanguínea danificadas (oxidação). 

Efélides ou Sardas - Possuem caráter hereditário e embora consideradas manchas charmosas, devem ser tratadas, pois com o passar dos anos podem se transformar em manchas senis ou o que é pior: estudos dizem que indivíduos portadores de efélides, possuem maior propensão a desenvolver o câncer de pele. Fitofotomelanoses são formadas pelo contato direto de substâncias cítricas com a pele e subseqüente exposição à radiação, formando manchas marrons, que as pessoas chamam vulgarmente de manchas de limão.

Hipercromia Pós Inflamatória: Como o próprio nome sugere, ocorre normalmente após algum processo inflamatório como acne e picada de insetos. É mais frequente em peles morenas e negras. 
Peles morenas e...
tracking img