Howard Gardner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA
DA
APRENDIZAGEM












Rio da pedras – RJ, 05 de Julho de 2014.

01
APRESENTAÇÃO




Este trabalho tem a finalidade de estudar e compreender um pouco sobre o PsicólogoHoward Gardner, sua história, seus conceitos e teoria. Howard diz com precisão que a educação precisa justificar-se, realçando o entendimento humano, para fins na melhoria da educação.




















02
Sumário


Introdução................................................................................................. pág: 04Desenvolvimento...................................................................................... pág: 05
Desenvolvimento...................................................................................... pág 06
Desenvolvimento...................................................................................... pág: 07





















03INTRODUÇÃO



Howard Gardner nasceu em Scranton, Pensilvânia, EUA em 1943, psicólogo cognitivo foi um dos primeiros para ensinar-nos que não devemos julgar e desenvolver as pessoas (especialmente crianças, gente jovem, e gente no começo das suas carreiras) segundo uma definição arbitral eestreita da inteligência. Devemos redescobrir em vez disso e promover uma variedade vasta de capacidades que têm um valor na vida e nas organizações, e logo começar a avaliar as pessoas pelo que elas são, o que eles podem ser, e ajudá-las a cultivar e cumprir o seu potencial,entre outros pontos que será apresentado no desenvolvimento do trabalho.


















04

HowardGardner

Howard Gardner nasceu em Scranton, no estado norte-americano da Pensilvânia, em 1943, numa família de judeus alemães refugiados do nazismo. Ingressou na Universidade Harvard em 1961 para estudar história e direito, mas acabou se aproximando do psicanalista Erik Erikson (1902-1994) e redirecionou a carreira acadêmica para os campos combinados de psicologia e educação. Napós-graduação, pesquisou o desenvolvimento dos sistemas simbólicos pela inteligência humana sob orientação do célebre educador Jerome Bruner. Nessa época, Gardner integrou-se ao Harvard Project Zero, destinado inicialmente às pesquisas sobre educação artística. Em 1971, tornou-se co-diretor do projeto, cargo que mantém até hoje. Foi lá que desenvolveu as pesquisas sobre as inteligências múltiplas. Elasvieram a público em seu sétimo livro, Frames of Mind, de 1983, que o projetou da noite para o dia nos Estados Unidos. O assunto foi aprofundado em outro campeão de vendas, Inteligências Múltiplas: Teoria na Prática, publicado em 1993. Nos escritos sobre educação que se seguiram, enfatizou a importância de trabalhar a formação ética simultaneamente ao desenvolvimento das inteligências. Hoje lecionaneurologia na escola de medicina da Universidade de Boston e é professor de cognição e pedagogia e de psicologia em Harvard. Nos últimos anos, vem pesquisando e escrevendo sobre criadores e líderes exemplares, tema de livros como Mentes Extraordinárias. Em 2005, foi eleito um dos 100 intelectuais mais influentes do mundo pelas revistas Foreign Policy e Prospect.
Formado no campo dapsicologia e da neurologia, o cientista norte-americano Howard Gardner causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980. Seu interesse pelos processos de aprendizado já estava presente nos primeiros estudos de pós-graduação, quando pesquisou as descobertas do suíço Jean Piaget (1896-1980). Por outro lado, a dedicação à...
tracking img