Hotelaria e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hotelaria e sustentabilidade para as metrópoles
ana letícia silva bATISTA dos santos
RESUMO:
No Brasil são escassos os hotéis em que notamos, aliado a cultura do lucro, a preocupação com o meio ambiente. Este estudo tem como objetivo verificar a importância das certificações no mercado hoteleiro nas regiões metropolitanas. Os dados foram coletados mediante leitura de livros referente àárea. Dentre as conclusões destacamos a falta de interesse das grandes redes hoteleiras em realizar uma gestão de sustentabilidade, tendo como foco, apenas, medidas que reduziriam consumo a fim de aumentar seu lucro.
PALAVRAS-CHAVE:
Turismo, Hotelaria, Sustentabilidade, Metrópoles, Meio Ambiente.
1- INTRODUÇÃO:
A motivação deste trabalho é verificar quais as medidas quepoderiam ser tomadas por um hotel em uma metrópole para ser considerado um hotel sustentável. Atualmente a ABNT faz a certificação dos hotéis, através da norma ABNT NBR 15.401:2006. No entanto é mais comum ver essa certificação em locais mais propícios a atividades de turismo rural, ecológico, de aventura, ou seja, atividades com maior apelo ambiental.
Desta forma hotéis voltados ao turismode negócios, por exemplo, não pareciam possuir tal preocupação em obter essa certificação, não investiam neste. Com o atual apelo sustentável esses hotéis precisam se adequar e assim serem vistos de uma forma diferente.
A obtenção desta certificação esta altamente relacionada ao modo de pensar em um futuro sustentável, em que seja priorizada a preocupação com o meio ambiente e com apreservação dos recursos naturais que temos disponíveis. Além da preocupação com o desenvolvimento sustentável da região em que se situa o meio de hospedagem.
Os donos das grandes redes hoteleiras estão preocupados em fazer as mudanças necessárias para atender as solicitações da norma que regulamenta os hotéis sustentáveis no Brasil?



2- TURISMO E HOTELARIA SUSTENTÁVEL:
Aevolução do Turismo pode-se verificar pelo crescimento econômico tanto de países que utilizavam este segmento há algum tempo, como os que começaram a explorar. O turismo quando não planejado vislumbramos que “um fluxo de grande número de pessoas tem contribuído para agressões socioculturais nas comunidades receptoras e para a origem de danos, às vezes irreversíveis, nos recursos naturais.” (RUSCHMANN,1997, p.23).
Ate pouco tempo, aqui no Brasil, o turismo não era levado a sério como profissão, igualmente como seus profissionais. Com a globalização cada vez mais tem se intensificado o ramo de turismo de negócios. Assim como, famílias que pensavam ser muito caro viajar, estar fora de sua realidade, atualmente, devido facilidade de crédito, já conseguem vislumbrar essas possibilidadespara utilizar suas férias e viajar com sua família.
Em todo caso, o sistema atual de férias de fim de ano parece corresponder a um balão de oxigênio para a vida industrial e coletiva: isso quer dizer umas necessidades absolutas, cheias de sonhos e esperanças durante onze meses, até chegar o décimo segundo, o do desfrute (BENI, 2008, p.258).
Nessas tão esperadas férias,todos os detalhes devem ser pensados e organizados. Dentre eles, a escolha do hotel. O turismo e a hotelaria são intrinsecamente relacionados, mas, o que é um hotel? Ascaneo, (2003, p.59) considera que “Um hotel é uma unidade de hospedagem temporária para o visitante que se desloca do lugar de sua residência habitual para outro com a idéia de voltar para o lugar de onde veio (em resumo: é suacasa temporária)”.
Os hotéis sempre se organizam pensando em seus clientes, e por isso tantas categorias disponíveis, desde hotéis de negócios a hotéis fazenda e de lazer. A preocupação em torno da sustentabilidade se faz cada vez mais presente em nosso dia a dia, e no turismo não poderia ser diferente. As empresas buscam esta titularidade por ser conveniente, não necessariamente por...
tracking img