Hotelaria hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HUMANIZAÇÃO

Curso
Tecnologia da Gestão Hospitalar

Disciplina
Humanização e Atendimento Hospitalar
Profª Nilze

Grupo / RA
Daniele M. Mesquita / 1015826134
Elaine C. O. B. de Gouveia / 1098152960
Juliana A. Bortolo / 1034990693
Kelly C. Assunção / 1029879301
Roseane G. de Santana / 1018846963
Alzenir A. da Silva /

O QUE É HUMANIZAÇÃO

É a valorização dos diferentes sujeitosimplicados no processo de produção de saúde e enfatiza a autonomia e o protagonismo destes sujeitos.
Humanizar o atendimento não é apenas chamar o paciente pelo nome, nem ter um sorriso nos lábios constantemente mas, além disso, também compreender seus medos, angústias, incertezas dando-lhe apoio e atenção permanente.
Humanizar também é, ir além do atendimento fraterno e humano.
A Humanizaçãodo atendimento, seja em saúde ou não, deve valorizar o respeito afetivo ao outro, deve prestigiar a melhoria da relação entre pessoas em geral.

DE ONDE VEIO, DE ONDE SURGIU A IDÉIA
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988.
Está embasado na Lei Art.196 – "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas quevisem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."
Define-se como um conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas Federais, Estaduais e Municipais que tem a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde.
Antes da sua criação, aassistência médica estava a cargo do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), ficando restrita aos empregados que contribuíssem com a previdência social; os demais eram atendidos apenas em serviços filantrópicos. Com a implantação do SUS, foi defendido o conceito de que toda a população brasileira tivesse acesso ao atendimento público de saúde.
Em 19 de Setembro de1990 foi decretada a Lei nº 8.080 que regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado – Art.1º. Algumas medidas gerais são adotadas para garantir às pessoas e à coletividade condições de bem estar físico, mental e social. Estão de acordo com oArt. 3º que diz: “A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.”
Princípios ideológicos: Universalidade - Equidade -Integralidade - Princípios Organizacionais - Descentralização - Regionalização – Hierarquização
PNHAH
Em 2000, o Ministério da Saúde, sensibilizado pelo número significativo de queixas dos usuários referentes aos maus tratos nos hospitais, tomou a iniciativa de convidar profissionais da área de saúde mental para elaborar uma proposta de trabalho voltada à humanização dos serviços hospitalares e de saúde.Estes profissionais constituíram um Comitê Técnico que elaborou um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), com o objetivo de promover uma mudança de cultura no atendimento de saúde no Brasil.
O PNHAH propõe um conjunto de ações integradas que visam mudar substancialmente o padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do Brasil, e também é aplicado àsunidades privadas com o intuito de melhorar a qualidade e a eficácia dos serviços hoje prestados por estas instituições. Seu objetivo fundamental é aprimorar as relações entre profissionais de saúde e usuários, dos profissionais entre si, e do hospital com a comunidade.A implantação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar foi resultado do esforço integrado do Ministério da Saúde,...
tracking img