Hotelara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A história da hospitalidade provém da palavra latina hospitalitas-atis que quer dizer ato de acolher, hospedar, na qualidade de hospitaleiro, boa acolhida, cortês, gentileza, de acordo com estudos feitos. Pode-se verificar que o espírito de hospitalidade teve início na antiguidade e seu objetivo era oferecer alimentos, bebidas e, ocasionalmente, acomodação para pessoas que não sãomembros regulares da casa. Na Antiguidade grega o processo de cura era associado aos deuses, sendo modificado este pensamento com Hipócrates, que criou o conceito da medicina racional, passando a explicar o universo pelo puro raciocínio, dizendo que a saúde era proveniente da harmonia do estado físico e mental. No decorrer da história da medicina novos paradigmas foram surgindo, fazendo com que amedicina fosse vista de formas diferentes, sendo modificados os conceitos de saúde, as próprias instituições e as políticas destas, e principalmente, sendo incorporadas aos hospitais novas qualificações profissionais.
Na década de 90, do século XX, surge o conceito de hotelaria hospitalar, baseada na nova tendência de valorização do paciente, buscando satisfazer necessidades e desejos dele e de seusfamiliares. Segundo a especialista em hotelaria hospitalar Sônia Watanabe (2007), a definição conhecida é de que este conceito chamado hotelaria hospitalar “nasce há 10 anos aproximadamente, sendo uma reunião de todos os serviços de apoio oferecidos aos clientes internos e externos, com objetivo de promover conforto, segurança e bem estar durante seu período de atividade ou internação”. Aindasegundo ela “a hotelaria hoje é entendida como um modelo de gestão que equipara os hospitais em termos de estrutura física e de serviços.”. A hotelaria hospitalar vem fazendo parte do paradigma atual da medicina, quando busca contribuir com a atividade curativa do paciente, a partir da utilização de novas terapias, da inserção de novos profissionais e principalmente com odesenvolvimento de uma nova forma de atendimento voltada para a humanização dos serviços. Todas essas mudanças enfatizam o conceito de hotelaria hospitalar que é baseado no conforto, no bem-estar e na segurança dos pacientes e familiares, contribuindo para amenizar o sofrimento do período de internação.
Esse atendimento de qualidade é prestado pelos profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros,fisioterapeutas, nutricionistas, juntamente com profissionais antes existentes apenas na hotelaria convencional, como o gerente de hotelaria hospitalar, a governanta, a camareira. Além destes profissionais há os doutores da alegria que contribuem significativamente no estado emocional do paciente, trazendo a alegria, através da Risoterapia, para dentro do hospital. Este novo grupo de profissionaisatuante nos hospitais proporciona um atendimento de qualidade que supera as expectativas dos pacientes e seus familiares, cada vez mais exigentes, fazendo com que estes alcancem alguns dos níveis de necessidades humanas, como a segurança e o afeto. Hotelaria não surgiu em um Hospital por acaso, foram feitos vários estudos, pesquisas em outros Hospitais e principalmente planejamento estrutural eestratégico. Conforme Bruni, Baena e Wada (2009) o termo hotelaria hospitalar tem sido empregado em hospitais particulares para designar que seus ambientes são agradáveis e que dispõem de todo o conforto necessário para as pessoas internadas. Este conceito gera um conjunto de mudanças tanto físicas quanto organizacionais, bem como a preparação de mão-de-obra especializada, para melhorar a prestaçãodestes serviços.

Hospital Santa Paula
O Hospital Santa Paula foi fundado em 1958 como Pronto-Socorro Santa Paula, atendendo principalmente pacientes do Inamps até 1987, tem hoje uma área física de 15 mil m². Conta com 200 leitos, 8 salas de cirurgia, 50 leitos de terapia intensiva, assim distribuídos com 9 na unidade coronariana e 9 na UTI Neurológica. Seu complexo hospitalar é considerado...
tracking img