Hotel unique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ruy Ohtake e o Hotel Unique

GRUPO | PROFESSOR: RENE | ENG. CIVIL |
NOME | RA | TURMA |
Aureo Jorge Flores Junior | 956045-9 | EC9P01 |

História de Ruy Ohtake
“Minha mãe, Tomie (95 anos), veio para o Brasil em 1936 para visitar o irmão que já morava aqui. Aí estourou a guerra da China com o Japão, o que interrompeu as viagens entre os países. Logo depois veio a Segunda GuerraMundial. Minha mãe foi obrigada a ficar aqui. Casou-se. Eu nasci em 1938 e meu irmão, Ricardo, em 1942. A guerra terminou em 1945, mas ela já havia resolvido ficar no Brasil de vez. Em 1951, Tomie voltou ao Japão para visitar os parentes mais próximos (pais e irmãos) e ficou por lá uns três meses, mas como visitante. Hoje ela se sente mais brasileira do que japonesa, apesar de falar mal o português. Atése naturalizou brasileira para representar o Brasil na Bienal de Veneza, no começo da década de 80.
Aos 40 anos, Tomie começou a desenhar sistematicamente. Estudou técnicas, foi aprimorando seus conhecimentos, participando de exposições, bienais e se tornou uma grande artista plástica. Como o atelier da Tomie sempre foi em casa, Ricardo e eu convivíamos com as formas, as cores e os pintoresconhecidos, como Aldemir Martins, Manabu Mabe, Volpi. Talvez isso tenha influenciado na nossa escolha pela Arquitetura.
Durante nossa infância, adolescência e até entrar na faculdade, nós moramos no bairro da Mooca, onde minha mãe começou a pintar. A rua tem um nome interessante: Rua da Paz. Nossa casa ficava no meio da quadra. Quando você entrava no sobrado tinha um pequeno hall, à esquerda ficava aprimeira sala e à frente a segunda sala, que virou o atelier da Tomie. Mais ao fundo a cozinha e o quintal e, no meio, a escada que subia para os três quartos e os banheiros. Era uma casa simples, porém acolhedora.
Depois mudamos para o Campo Belo, onde Tomie mora até hoje. Foi um dos primeiro projetos que fiz. É um espaço integrado de arquitetura contemporânea, com praticamente um só material.O piso é de concreto cimentado, o forro é a própria laje de concreto e as laterais são de blocos de concreto. O espaço é preenchido por estantes, sofás embutidos na parede. Ainda existe o meu quarto e o do Ricardo, as demais dependências e um jardim no meio, estilo tropical brasileiro, com plantas doadas por Burle Max, que era muito amigo nosso”.
É reconhecido tanto no cenário nacional, como nointernacional, como um dos proeminentes arquitetos, cuja obra tem sido referência, além de motivo de estudos e análises para trabalhos de graduação e pós-graduação de estudantes brasileiros e europeus.
São suas características, a exuberância criativa, a vontade de inovar, acreditando na contemporaneidade, como fator artístico, arquitetônico e urbano.
A presença de sua obra no espaço urbano émarcante, podendo ser facilmente reconhecida. Conseqüentemente, ela é apreciada não só por arquitetos, professores e intelectuais, mas por pessoas das mais diferentes origens e formações.
As questões urbanas e sociais estão presentes em preocupações e formulações de projetos. Sua trajetória inclui vários trabalhos com esse enfoque.
Foi vencedor de diversos concursos de arquitetura, além de receberimportantes prêmios, que se constituem em um reconhecimento de suas propostas, valorizando a arquitetura e a cultura nacionais, manifestações que se tornaram muito significativas nos últimos 50 anos.
Sobre suas obras foram editados livros e ensaios, com textos elaborados por estudiosos, críticos e historiadores e professores de arquitetura, além de jornalistas especializados no cotidiano urbano.Ruy Ohtake, que possui mais de trezentas obras realizadas no Brasil e no mundo, é tido como um poeta da arquitetura contemporânea. Seu profundo e preciso olhar para o futuro pode ser apreciado em projetos que incluem, entre muitos outros, a ousada construção de prédios como o Hotel Unique, o Edifício Berrini 500 e o Complexo Cultural e Comercial (Grupo Ache) - onde se localiza o Ohtake Cultural...
tracking img