Hotel blue mountain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
CAMPUS SANTO AMARO

Emanuel Bueno
Hector Garcia de Andrade
Larissa do Nascimento Mazetto
Marina Silveira Mantelli
Renan Barbosa Baleeiro

Blue Mountain Hotel & Spa

São Paulo
2012
EMANUEL BUENO
HECTOR GARCIA DE ANDRADE
LARISSA DO NASCIMENTO MAZETTO
MARINA SILVEIRA MANTELLI
RENAN BARBOSA BALEEIRO

Blue Mountain Hotel & Spa

Projeto Integradordo primeiro semestre de Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro.

Orientador: Prof. Rodrigo Marcos de Castro









São Paulo
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
História
Recepção
Governança
Alimentos e Bebidas
Eventos
Prevenção de acidentes e incêndios
CAPÍTULO 2 – VISITA TÉCNICAO Hotel
Infraestrutura
Alimentos e Bebidas
Governança



















INTRODUÇÃO

Este projeto tem por finalidade abordar os diversos aspectos do Blue Mountain Hotel & Spa, a partir do conhecimento teórico sobre os meios de hospedagem através da História, se baseando também na teoria sobre o funcionamento do hotel. E a prática observada?Qual foi a metodologia utilizada?
No primeiro capítulo, será apresentada a evolução da hospitalidade desde a antiguidade até as características da hospedagem na sociedade atual. A partir desse contexto, detalharemos o funcionamento operacional de cada departamento de um hotel, que, no caso, se aplica ao Blue Mountain Hotel & Spa. Com isso, poderemos compreender com clareza o funcionamento queserá apresentado no segundo capítulo, onde será feita uma análise dos dados coletados empiricamente sobre o meio de hospedagem em questão, sendo abordados aspectos históricos, descritivos, aspectos do seu entorno, bem como funcionamento operacional do mesmo.
Tendo em vista a evolução da hotelaria, seu contexto na sociedade atual e detalhando os principais departamentos de um hotel, serãoanalisados os dados reais pesquisados sobre o Blue Mountain Hotel & Spa, relacionando com o seu conceito


























CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 História

Na antiguidade, deslocamentos motivados por dominação, religião ou comércio, criaram a necessidade de os viajantes pernoitarem em lugares chamadospousadas, similares às tavernas (ISMAIL, 2004). Ainda de acordo com o mesmo autor, algumas dessas tavernas eram situadas próximas aos templos daquela época, onde animais eram sacrificados e consumidos. Outras pousadas, na época do Império Romano, foram construídas ao longo das estradas, onde era oferecido, sem luxo, lugar para dormir e, em alguns casos, comida e bebida.
Com o surgimento docristianismo, essas pousadas construídas ao longo das estradas durante o Império Romano foram desaparecendo e os hóspedes passaram a ser abrigados nas casas de cristãos, seguindo seus princípios (ISMAIL, 2004).
De acordo com Ismail, a palavra hospital, derivada do latim hospes (acolher pessoas), passou a ser usada no começo da Idade Média para designar lugares de proteção e hospedagem àqueles que lutaramnas cruzadas ou Guerras Santas.
No fim da Idade Média, com o aumento das viagens, surgem as estalagens, ou hospedarias, também chamadas de inn, que são casas especiais de hóspedes com fins lucrativos onde se ofereciam acomodações, alimentos, bebidas e abrigo para cavalos (ISMAIL, 2004). Usem outros autores
Os estabelecimentos de hospedagem passaram a ser chamados de hotel, introduzido porestabelecimentos como The Grand Hotel, The Cantre Hotel e St. Ames Hotel. É destacada a diferença dos estabelecimentos antigos por serem os primeiros restaurantes (cuja palavra remete à restauração), onde também se oferecia acomodação (ISMAIL, 2004). Ainda de acordo com Ismail, a evolução da tecnologia (máquina a vapor) desenvolveu também a hotelaria, o que resultou também na criação de centros...
tracking img