Hostoria da ethernet

1085 palavras 5 páginas
ETHERNET X DEVICENET

Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1. ETHERNET 1
1.1 Primeiros Meios de Ethernet 1
2. DEVICENET 4
2.1 Tipos de Cabos 5
Conclusão 7
Referencia 8

1 ETHERNET

A base para a tecnologia Ethernet foi estabelecida pela primeira vez em 1970, com um programa chamado Alohanet. Alohanet era uma rede de rádio digital projetada para transmitir informações por uma frequência de rádio compartilhada entre as ilhas do Havaí.
A Alohanet exigia que todas as estações seguissem um protocolo no qual uma transmissão não reconhecida precisasse de retransmissão após um curto período de espera. As técnicas para utilizar um meio compartilhado desta forma foram aplicadas mais tarde à tecnologia cabeada no formato Ethernet.
A Ethernet foi projetada para acomodar múltiplos computadores interconectados em uma topologia de barramento compartilhado.
A primeira versão Ethernet incorporava um método de acesso ao meio conhecido como Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection (CSMA/CD). O CSMA/CD gerenciava os problemas que resultavam quando os diversos dispositivos tentavam se comunicar em um meio físico compartilhado.

1.1 Primeiros Meios de Ethernet

As primeiras versões Ethernet usavam cabo coaxial para conectar computadores em uma topologia de barramento. Cada computador era diretamente conectado ao backbone. Essas versões iniciais da Ethernet eram conhecidas como Thicknet (10BASE5) e Thinnet (10BASE2).
A 10BASE5, ou Thicknet, utilizava um cabo coaxial grosso que permitia distâncias de cabeamento de até 500 metros antes que o sinal precisasse de um repetidor. A 10BASE2, ou Thinnet, usava um cabo coaxial fino de diâmetro menor e mais flexível do que a Thicknet e que permitia distâncias de cabeamento de 185 metros.
A capacidade de migrar a implementação original da Ethernet para implementações atuais e futuras se baseia na estrutura praticamente

Relacionados