Hostel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO

Unidade Curricular: Gestão Comercial

Discentes:



Docente: Augusto Correia

2011/2012

Índice

Introdução 3
O que é um Hostel? 4
História dos Hostels e sua Filosofia 4
A importância do Turismo Jovem 5
Hostels em Portugal 6
Tabela Referente aos Hoscars 9
Hostels em Lisboa 10
Hostels no Porto 12
Conclusão 13
Bibliografia 16



IntroduçãoAtualmente, segundo dados da OMT, o turismo mundial tem vindo a decrescer. Apenas o segmento do turismo jovem ficou imune a esta descida de valores, sendo então considerado como um nicho resistente à crise. Os hostels têm representado um papel importante no crescimento deste tipo de turismo pois permite estadias low-cost nas principais cidades mundiais. As previsões são para que este tipo de turismocontinue a crescer assim como a procura por hostels. Decidimos portanto escolher o tema dos hostels pois, para além de ser de enorme relevância nos tempos que correm, tendo em conta a evolução do mercado nesse sentido, despertou-nos desde logo grande interesse entre os temas a escolher. Vamos neste trabalho focar-nos nos hostels nacionais, destacando as grandes regiões de Lisboa e Porto que têm vindo aregistar uma enorme procura nos últimos três anos e que têm ganho sucessivos prémios Internacionais e explicar o porquê do crescimento exponencial que se tem verificado na procura deste tipo de alojamento.

O que é um Hostel?

Um hostel é um diferente meio de alojamento para além dos já existentes hotéis, motéis entre outros. As suas características são diferentes das outras unidades dealojamento. Os hostels primam pela interação que criam entre os seus hóspedes. Para além de possuírem quartos partilhados, têm uma zona de estar comum e ainda uma cozinha que também é compartilhada entre todos. No entanto também existem quartos individuais, para casais e para famílias. Atualmente existem mais de 25000 hostels espalhados por 180 países. Em Portugal existem cerca de 2000 hostels e tudoindica que este número irá aumentar ao longo do tempo. Apesar deste número, apenas alguns estão “inscritos” na associação de hostels de Portugal.
História dos Hostels e sua Filosofia

Em 1909, na Alemanha, um professor de nome Richard Schirmann empregava grande parte do seu tempo a realizar atividades de convivência para os seus alunos, de maneira que passou a criar viagens de estudos para osmesmo. Deste modo o professor descobriu a oportunidade de criar formas de alojamento alternativas para os seus alunos.
Com esta ideia nasceu o primeiro albergue da juventude, Hostel, na Alemanha em 1912 que ainda hoje está em funcionamento. Passados 20 anos, em 1932 foi criada em Inglaterra, Londres, a Federação internacional de Albergues da Juventude, entretanto chamada Hostelling International.Atualmente esta é a maior rede de alojamento do mundo, que está presente por todos os continentes, com especial destaque nos locais de interesse turístico. É importante referir que esta organização não tem qualquer intenção politica ou religiosa.
A filosofia é que todos os jovens e não só, possam conhecer os diferentes países, culturas e costumes, aprendendo a viver em sociedade contribuindodeste modo para a formação pessoal de cada um. Assim, o objetivo dos hostels é basicamente aproximar pessoas de diferentes origens, que gostem de partilhar historias e experiencias de vida convivendo uns com os outros, e principalmente que aproveitam um alojamento “low-cost”, mas que ao mesmo tempo transmite num ambiente agradável, segurança, higiene e descontração. Grande parte das pessoas que vãopara hostels são estudantes, backpackers, etc..No entanto os hostels recebem todo o tipo de pessoas das mais variadas culturas, países e de todas as idades, sendo que grande parte dos hostels impõem a idade adulta para se poder pernoitar num hostel.
A importância do Turismo Jovem

O turismo jovem abrange pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos e, actualmente, representa 20%...
tracking img