Hospitalidade no turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo a passo Hospitalidade no Turismo

Professor Ed Alípio

O que você entende por Hospitalidade?

Um Sentimento ... Um Símbolo... Uma Marca... Um Serviço... Um Mito... Um Estado de Espírito...
Hospitalidade no Turismo

O que você entende por Hospitalidade?

Host – O senhor tem 30 anos de experiência no ramo hoteleiro. O que é hospitalidade? Bonadona – Hospitalidade é uma questãoque diz respeito mais à pessoa. É importante que, ao trabalhar no ramo hoteleiro, a pessoa tenha compromisso com a hospitalidade. E para isso ela deve gostar dessa atuação. Devemos contratar profissionais que tenham a preocupação de atender bem os hóspedes, não apenas porque é seu trabalho. Você pode ir a um hotel muito caro, mas não se sentir bem recebido, não ver a preocupação com os detalhes,constatar que o apartamento não é absolutamente limpo.

Host – O Brasil é um país hospitaleiro? Bonadona – É um dos países mais hospitaleiros do mundo, se não for o mais. Os brasileiros têm o DNA do bom atendimento. É a grande força do Brasil. Outros países são grandes destinos turísticos, têm monumentos, museus, parques temáticos... Mas nem sempre as pessoas atendem bem. Aqui as pessoas sãoalegres, atendem muito bem, todos gostam dos estrangeiros. É um trunfo que temos de saber trabalhar melhor.
Revista Host Novembro de 2004

Hospitalidade no Turismo

Conceituando a Hospitalidade.
Etmologia Grego philoxénia Amor ao estrangeiro Latim hospitalitas-atis Francês hospice Abrigo ao estrangeiro ato de acolher

Hospitalidade no Turismo

Conceituando a Hospitalidade.
Como surgiu aHospitalidade? Convívio Social Raízes Históricas

Sobre a Hospitalidade podemos afirmar: Está ligada à provisão de conforto psicológico e fisiológico. Compreende essencialmente a prestação, gratuita ou não, de serviços obtidos pelo indivíduo, quando fora de seu habitat. Basicamente, abrange leito e/ou alimentação.

Hospitalidade no Turismo

Raízes da Hospitalidade. Hominídeos
“ a tendênciahumana de compartilhar alimento, idéia básica da hospitalidade, teria se originado quando o homem desenvolveu a capacidade de matar grandes presas. Este tipo de caça muitas vezes o forçava a associação.”
(Franco, 2001, p 22.)

Homo sapiens
Três pontos básicos: 1. Fixou-se na terra. Desenvolveu a agricultura. 2. Produziu excedente; 3. Deslocou-se para trocar os produtos agrícolas.
(Castelli,2005, p 14.) Hospitalidade no Turismo

Raízes da Hospitalidade.

“ Através dos anos e dos séculos, inúmeros fatores imprimiram-lhe feições diversas, e entre eles salientam-se as alternativas de expansão do trânsito de pessoas, ao se deslocarem movidas pelos mais diferentes propósitos.”
Belchior, E. & Poyares, R.

Partida

Necessidade de Abrigo Chegada

Deslocamento de PessoasHospitalidade no Turismo

Raízes da Hospitalidade. Antiguidade
Oriente Comércio Caravanserai
2000 a.C.

Banquetes Japão Cerim ônia do Chá

“Segundo o conceito tradicional das relações entre pessoas, o código da hospitalidade é sagrado. Beber da mesma água e comer do mesmo sal cria um vínculo místico e a hospitalidade é uma comunhão que cria laços duradouros.”
(Belchior; Poyares, 1987. P.14)Hospitalidade no Turismo

Raízes da Hospitalidade. Antiguidade
A Hospitalidade na Civilização Grega Destaque na hierarquia de valores da vida civilizada. Considerado como crime a violação ao direito de hospitalidade. O viajante deveria ser bem recebido, lavando os seus pés. Oferecer-lhe alimento e bebida. Proteger o hóspede contra possíveis tentativas de agressão e injúrias.

Hospitalidade noTurismo

Raízes da Hospitalidade. Antiguidade

Hospitalidade no Turismo

Raízes da Hospitalidade. Antiguidade A Hospitalidade Árabe
Hospitalidade Questão de Sobrevivência Caravanserai Questão de Honra Corão

Sal Pão Chá

Almunias Banhos Jardins

Hospitalidade no Turismo

Raízes da Hospitalidade. Idade Média
Feudalismo Viajante visto como um "hostis" Sociabilidade marcada pelo...
tracking img