Hospital rio negrinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Contestado – UNC
Curso de Enfermagem
Disciplina de História da Enfermagem
Professora: Eliz Cristine Maurer Caus
























Fundação Hospitalar Rio Negrinho




Acadêmicas: Ana Claudia Gessner
Samara Pscheidt
Patrícia Soares
Keterin Ferreira











Mafra- SC 2009Sumario:
1- Introdução
2- O inicio do hospital
3- Internações
4- A construção do novo Hospital
5- Internações atuais
6- Conclusão.



















































1 – Introdução:
Este trabalho tem por finalidade o encontro de informações relativas a historia da FundaçãoHospitalar de Rio Negrinho, desde o inicio das suas atividades na década de 40 até os dias atuais.


























































2 – O inicio do hospital:
Um pouco da história do antigo hospital que encontramos é de que possivelmente tenha surgido na década de 40. A construção ficava localizada na RuaJorge Zipperer, continha dois pavimentos sendo que no primeiro andar abrigava um consultório médico, sala de espera, sala de raio-X, cozinha e a enfermaria. Os três ou quatro quartos que haviam ficavam no andar de cima, o que exigia esforço extra da equipe de enfermagem para transportar as macas pelas escadas. Havia apenas um médico e nenhuma ambulância. Os casos com maior gravidade eramencaminhados para grandes centros como Joinville e Curitiba através de carros.
Com a precariedade do atual prédio a comunidade reuniu-se e entre os anos de 1957 e 1958 deu inicio a construção de um novo prédio localizado na Rua Carlos Weber. A construção ocorreu na forma de mutirão, sendo no inicio feita aos fins de semana, toda a estrutura possuía aproximadamente 3.500m² e foi inaugurada no dia 29de maio de 1966 quando foi criada a Associação Hospitalar de Rio Negrinho (figura 1). A primeira ambulância veio na década de 70 possivelmente por doação, era uma rural 1975 que era acoplada de maca, sirene e extintores, o carro chegou a transportar pacientes até Florianópolis.

Figura 1
[pic]
Vista do prédio do hospital
Na época não havia divisão de especialidades e osmédicos faziam todas as funções clinicas sendo auxiliados por uma pequena equipe de enfermagem composta principalmente por freiras.
Por muito tempo a entidade abrigou pessoas que necessitavam de tratamento de saúde, nos anos de 1983 e 1992 o município de Rio Negrinho foi assolado por duas grandes enchentes e o prédio do hospital que ficava próximo ao rio Negrinho foi atingido (figura 2), diantedesta situação viu-se a necessidade da construção de um novo prédio que ficasse em um local onde não houvesse risco de alagamentos. A partir daí foram realizadas varias reuniões, até que se criou o “Livro de Ouro” onde seria anotado o nome do doador e a quantia em dinheiro doada para a construção do novo prédio. Infelizmente o valor necessário para a construção do novo prédio não foi alcançado, ovalor arrecadado foi suficiente apenas para a compra do terreno.
Figura 2
[pic]
Vista do prédio do hospital tomado pelas águas.














3 – Internações:
A maioria dos livros de registros de internações foi perdida durante as enchentes e analisando os que foram salvos descobrimos que a primeira cesariana foi realizada por um médico clinico geral nodia onze de fevereiro de 1975, o primeiro parto normal foi realizado por uma parteira no dia quatorze de janeiro de 1975, este parto era de gemelar e infelizmente um deles foi a óbito. De acordo com os livros existentes as primeiras internações foram de pacientes que sofriam de enfermidades como pneumonia, estado gripal, mal estado geral, entre outros. As primeiras cirurgias foram cesarianas...
tracking img