Hospital moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O século XIX foi caracterizado por grandes mudanças, pode-se afirmar que este estava assente numa dicotomia entre a prática médica do ponto de vista teórico – Anatomia clínica, e a MedicinaLaboratorial, correspondendo respectivamente à primeira e segunda metade do século XIX. A Medicina Laboratorial encontrava-se apoiada numa crescente interacção entre ciências biológicas e não biológicas. Asáreas como a fisiopatologia, etiologia, físico-química e biologias modernas sofreram um grande desenvolvimento, tendo sido protagonizadas por grandes nomes como o de Louis Pasteur (1822-1895), Koch(1843-1910) e Claude Bernard (1813-1878).
No período correspondente à primeira metade do século XIX observou-se uma crescente evolução ao nível das descobertas no campo científico e biomédico, assim comona expansão de hospitais e na forma organizacional dos mesmos. No entanto, esta evolução estava a afectar preferencialmente os países mais evoluídos da Europa, (Inglaterra, França, Alemanha) e osEstados Unidos da América.

Adicionada porAnaisabelleonor
Na Inglaterra, houve um aumento significativo do número de hospitais, graças a empresários que desafiaram padrões tradicionais e contribuírampara que houvesse suporte financeiro. Começaram então a existir diferentes instituições hospitalares, gerais e especializadas. Em 1860 estavam estabelecidos em Londres, pelo menos, 66 hospitaisespecializados. Alguns dos melhores hospitais especializados, ao nível de conhecimentos foram estabelecidos nos primeiros dois terços do século XIX, podemos então ter como referências o Royal Hospital(1814) especialista em doenças do peito; o St´s Mark Hospital (1835) em doenças cólon-rectais; The Hospital for Sick Children (1852); The hospital for Diseases of Skin (1863); The National Hospital (1860)em doenças nervosas; o St Peter´s Hospital (1864) em doenças urológicas, entre outros. Estes hospitais eram encarados como opositores de hospitais de clínica geral por aceitarem casos que estes...
tracking img