Hormesis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hormesis

A hormese foi inicialmente identificada através de estudos de dois pesquisadores alemães em épocas diferentes, um, farmacologista, no final do século XIX, e o outro, médico, na década de 1940. Há ainda algumas restrições para a aceitação universal de tal conceito. Entretanto, tais resistências a hormese foram mais intensas nas décadas de 1920 e 1930, justificadas, principalmente, pelaausência de respaldo científico na época. Nos últimos anos, inúmeros estudos sobre o tema foram publicados em periódicos científicos, sendo 80% deles após o ano 2.000.
Definição
A hormese é um tipo específico de dose-resposta não monotônica cuja ocorrência vem sendo documentada largamente por vários modelos biológicos e para diversos tipos de exposição. Os efeitos que ocorrem em múltiplospontos de uma curva podem ser interpretados como benéficos ou maléficos, dependendo do contexto biológico ou ecológico em que ocorram.
significa algum evento que é perigoso em altas doses, mas torna-se benéfico em baixas doses. Os exemplos mais comuns são os elementos químicos presentes no corpo humano tais como: Li, Cd, Se, radiação UV, que são essenciais ao nosso organismo. Os estudiosos que apoiamessa teoria acreditam que a hormese vale para as radiações ionizantes. De acordo com essa teoria, em baixas doses, o sistema imunológico ficaria ativado.
Em 1888 o farmacologista alemão Hugo Paul Friedrich Schulz foi o primeiro a descrever um fenômeno no qual substâncias tóxicas têm efeitos opostos, quando em baixas doses e em altas doses. Em seu experimento utilizando baixas doses de toxinas,houve estímulo ao crescimento de leveduras e, em altas doses, houve inibição ao crescimento. Juntamente com Rudolf Arndt elaborou a lei de Arndt-Schultz a qual preconiza que produtos pouco irritantes estimulam a atividade e os altamente irritantes inibem qualquer atividade. Muito antes ainda, Hipócrates preconizava a utilização de doses diminutas de substâncias tóxicas para tratar doenças. Esteconceito é coincidente com o fenômeno conhecido por hormese ou hormesis. O termo foi primeiramente utilizado em 1942 para descrever o estímulo ao crescimento de um fungo, a baixas concentrações de um antibiótico natural que, a altas concentrações, suprimia o desenvolvimento deste mesmo fungo. Hormesis é um fenômeno de dose resposta que é caracterizado por estímulos com baixas doses e inibição aaltas doses. Este fenômeno, não é apenas observado pelo uso de agentes químicos, mas de qualquer agente que possa causar estresse, incluindo-se as radiações ionizantes. Segundo LUCKEY, 1980, hormesis é a estimulação através de baixas doses de qualquer agente potencialmente danoso. Radiações horméticas são, portanto, radiações em baixas doses que promovem estímulos a determinado organismo.Radiações ionizantes têm por sua vez a possibilidade de atingir o organismo por completo, estimulando todas as células quase que instantaneamente, o que não ocorre com o uso de substâncias químicas. Com o avanço das pesquisas no campo da irradiação, no final do século XIX observou-se alguns benefícios que doses baixas de radiação podem causar a organismos vivos. Efeitos biopositivos como a aceleração docrescimento em Oscillatoria (alga verde-azulada) foram descritos já em 1898, por Atkinson. No mesmo ano, Maureney e Thourenin observaram uma aceleração na germinação de sementes irradiadas com raios-X. A ocorrência de efeitos biopositivos de radiações ionizantes em baixas doses e de radiações UV têm sido observados em plantas e células isoladas, desde o início do século passado com os primeirosestudos de JENSEN, 1907. GAGER, 1908 também observou em plantas que havia estímulo ao metabolismo quando da utilização de doses baixas do mineral Rádio. No entanto, a reprodutibilidade, tanto qualitativa quanto quantitativa é baixa, o que dificulta tais estudos. Desde então os efeitos estimulantes das radiações eletromagnéticas têm sido observados em uma ampla gama de seres vivos, desde...
tracking img