Horario flexivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARLOS ROBERTO BRITO MIQUELETTI

HORARIOS FLEXÍVEIS DE TRABALHO

Trabalho individual, UNOPAR-Universidade Norte do Paraná,
Curso Superior em Tecnologia de Recursos Humanos, como
Requisito para obtenção do titulo de Bacharel em Recursos
Humanos.

Orientadora: Professora Elisete Zampronio

LONDRINA (PR), 15 DE ABRIL 2.013

I – INTRODUÇÃO:

Neste trabalho procuraremosdesenvolver as vantagens e desvantagens da flexibilização dos horários de trabalho dentro das organizações, tendo como objetivo avaliar o nível de produtividade alcançado , o grau de satisfação alcançado pelas partes envolvidas no processo e as novas tendências de mercado na área de recursos humanos.
A saúde e o bem-estar dos adultos, que passam boa parte de sua vida no trabalho, melhoram quando estespodem trabalhar em horários flexíveis, segundo um estudo publicado nesta terça-feira na revista "Journal of Health and Social Behavior".
Liderado por Phyllis Moen, do Departamento de Sociologia da Universidade de Minnesota, o estudo analisou mais de 600 funcionários de uma empresa de serviços que adotou um esquema de horários flexíveis.
"Os adultos passam boa parte de seu tempo acordadosseguindo ritmos institucionalizados em torno do início e do fim do dia e da semana de trabalho". Estas regras e ritmos constituem "jaulas do tempo" tidas como estabelecidas e imutáveis, e são "andaimes invisíveis que confinam a experiência humana dentro e fora do emprego", informou o artigo na revista oficial da Associação Sociológica dos Estados Unidos.
"Nosso estudo mostrou que ao deixar de considerarcomo produtividade o tempo passado no escritório, enfatizando os resultados reais, cria-se um ambiente de trabalho que promove o comportamento saudável e o bem-estar", disse Moen.
"As iniciativas que abrem caminho aos horários flexíveis encorajam os empregados a se cuidarem mais", acrescentou.
Esta iniciativa de horário flexível estudada pela equipe de Moen começou em 2005 na sede da empresaBest Buy em Richfield, Minnesota, com o propósito de focar os empregados e gerentes mais nos resultados mensuráveis e menos em onde e em quanto tempo se completava a tarefa.
Dessa maneira, se permitiu que os empregados mudassem rotineiramente o lugar e o tempo de trabalho, segundo suas necessidades individuais e as responsabilidades de sua posição, sem a necessidade de permissão ou notificação deum supervisor.
Uma das conclusões principais do estudo é que o esquema de horário flexível permitiu que os empregados descansassem mais, quando a maioria deles disse que dormia uma média de 52 minutos a mais na noite anterior ao trabalho.
Os empregados se sentiram menos obrigados a trabalhar quando estavam doentes e foram mais propensos a consultar um médico quando era necessário, emboraestivessem ocupados.
"A iniciativa de trabalho flexível aumentou nos empregados seu sentido de controle do horário e reduziu os conflitos entre trabalho e família, o qual por sua vez resultou em um descanso melhor, níveis mais altos de energia e um sentido de controle da vida pessoal que diminuiu o cansaço emocional e o estresse psicológico", avaliou o estudo.

A flexibilidade do horário de trabalho éuma exigência do mundo globalizado e uma tendência no mercado, principalmente para multinacionais e empresas que mantêm relações com o exterior.

De um lado, os negócios ganham com a maior produtividade dos trabalhadores e a possibilidade de atender a diferentes fusos horários. De outro, empregados focam no resultado, com liberdade de administrar seu horário.

Segundo Cláudio Dedecca,economista da Unicamp, a flexibilização é mais vantajosa para aqueles que ocupam cargos de alta qualificação. “Esse profissionais têm mais autonomia na realização das tarefas e por isso se adequam melhor ao horário flexível.”

Ele afirma que há setores e funções em que a flexibilidade é mais fácil. “Quando o trabalho é mais individual e o que interessa é o produto final, isso é possível.”

Dedecca...
tracking img