Horário de verão: redução na geração da energia elétrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O principal objetivo da implantação do Horário de Verão é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, período do dia em que mais de consome energia elétrica, é neste momento que o sistemaatinge o seu pico de carga coincidente, ou seja, todos aumentam o consumo de energia ao mesmo momento. Nesse período de demanda mais acentuada entra também em funcionamento o serviço de iluminaçãopública nas cidades, o acionamento de placas e luminosos comerciais, aumenta-se o consumo nas residências.
Ao mudar o horário oficial, adiantando ponteiros do relógio em uma hora, como acontece durantequatro meses no ano, permite- se melhor aproveitamento da luz natural, obtendo uma redução de consumo, em média, de 4% a 5%, dilui-se a entrada desses equipamentos ao mesmo tempo, o sistema fica menoscarregado durante o horário de verão e consequentemente, menos suscetível a interrupções, poupando o País de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, onde ouso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge seu ápice.
O Horário de Verão, ao permitir que entre 19 e 20 horas ainda se tenha claridade no céu, evita que se ponhaem operação as usinas que seriam necessárias para gerar a energia elétrica para iluminar, o que gera outro benefício importante para os clientes, que é uma tarifa mais barata com a diminuição noscustos da operação do sistema.
A redução média de 4 a 5% no consumo de energia no horário de pico, gera outros benefícios, decorrentes da economia de energia associada: Quando a demanda diminui, asempresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor, porque as linhas de transmissão ficam menos sobrecarregados. Para as hidrelétricas, a água conservada nos reservatóriospoderá ser de grande valia no caso de uma estiagem futura. Para os consumidores em geral, o óleo diesel ou combustível ou o carvão mineral que não precisou ser usado nas termelétricas evitará ajustes...
tracking img