Honduras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Honduras
Três versões explicam o nome de Honduras. Segundo a lenda, ao ali aportarem, os descobridores, na quarta viagem de Colombo, deram graças a Deus por tê-los livrado das honduras (profundidades) por que haviam passado. A segunda versão diz respeito à profundidade das costas nessa região e à conseqüente dificuldade que os espanhóis encontraram para ancorar seus navios, em 1523. A últimapode relacionar-se à profundidade dos vales da região.
Honduras é um país da América Central, situado no centro do istmo que liga a América do Norte à América do Sul. Ocupa uma área de 112.088km2 e limita-se ao norte com o mar das Antilhas, ao sul com El Salvador e o oceano Pacífico, a oeste com a Guatemala e a sudoeste com a Nicarágua.
Geologia e relevo
Honduras pode ser dividida em quatroregiões geográficas:
1. as planícies orientais e encostas das montanhas orientais;
2. o litoral norte, planícies aluviais e serras litorâneas;
3. as terras elevadas do interior;
4. as planícies do Pacífico e baixas encostas das montanhas.
É o país mais montanhoso da América Central, constituído de cadeias cortadas por uma depressão no sentido norte-sul. As cadeias do leste e dooeste (serras de Pija, de Yoro e de Paya), culminam com a altitude de 2.700m e se prolongam ao sul por maciços vulcânicos. Nas montanhas, os vales e as bacias interiores encontram-se entre 600 e 1.500m de altitude. O litoral norte, baixo e pantanoso, está parcialmente drenado. O litoral do Pacífico e as baixas encostas possuem solos férteis de origem aluvial e outros solos derivados da decomposição derochas vulcânicas.

Clima
Nas planícies costeiras o clima é geralmente quente e úmido, mas ameniza-se com a altitude. Distinguem-se no país três regiões climáticas: a do litoral do Atlântico, quente, úmida e insalubre; a dos montes e vales interiores, de clima temperado; e a das planícies e da vertente do Pacífico, muito quente e relativamente seca. Nas partes mais quentes a temperatura oscilaentre 26 e 28o C, e cai para 10o C nas grandes elevações.

Hidrografia
Os rios de Honduras pertencem às vertentes do Atlântico e do Pacífico. A principal rede de drenagem encaminha-se para o mar das Antilhas. O rio Coco ou Segovia, na fronteira com a Nicarágua, é o mais extenso, com 275km. Destacam-se ainda o Patuca, o Aguán, o Ulúa e o Sico. Entre os rios da vertente do Pacífico, o maisextenso é o Choluteca, com 241km, que desemboca na baía de Fonseca. Além das lagunas costeiras, como a lagoa de Caratasca, existem diversos lagos, dos quais o mais importante é o de Yojoa, perto de San Pedro Sula.

Flora e fauna
Predomina no país a vegetação tropical, nas planícies e baixas encostas. Nos vales e bacias entre as montanhas dominam florestas de pinheiros e de carvalhos. Em pequenasáreas, como a leste de Tegucigalpa, aparece a savana.
A fauna é rica em insetos, aves e répteis. São numerosas as espécies de borboletas, escaravelhos, formigas, aranhas e abelhas. Muitas espécies de aves aquáticas habitam as regiões litorâneas, enquanto crocodilos, cobras, tartarugas e lagartos (como o iguana gigante) preferem a floresta tropical. Nas montanhas podem ser encontrados ursos, pumas eleopardos. Nas lagunas e águas litorâneas são abundantes os peixes e moluscos.

População
Honduras é um país de mestiços de espanhóis e índios. A maioria da população indígena pertence às tribos dos mosquitos, zambos, paias e jicaques. A população é jovem -- metade tem menos de 15 anos. As taxas de nascimento, mortalidade infantil e crescimento demográfico são altas em comparação com as deoutros países da América Latina.
A maior parte da população vive em pequenas aldeias na região central do país. As áreas mais povoadas são os vales e a costa do Pacífico, em função da cultura do café e cereais e da pecuária, e no planalto do interior. Na depressão central, cortada pelos rios Ulúa e Choluteca, ficam as duas principais cidades do país, Tegucigalpa, a capital, e San Pedro Sula....
tracking img