Homofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dia Internacional contra a Homofobia
O Dia Internacional contra a Homofobia) é festejado em 17 de maio. A data foi escolhida lembrando da exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992.[1]
Um pouco por todo o mundo faz-seneste dia marchas, beijaços, entre outras actividades a sensibilizar as pessoas. Em Coimbra, pela primeira vez foi realizada uma marcha, em 2010.
Preconceito e homofobia, qual a diferença entre as duas palavras?
a diferença entre preconceito e homofobia, pois muitos acham que homofobia e preconceito é a mesma coisa, mas não é, o preconceito e discriminação podem sim levar a homofobia que já é maisgrave.
, preconceito é um “juízo” preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, “racial” e “sexual”.
De modo geral, o ponto de partida dopreconceito é uma generalização superficial, chamada “estereótipo”. Continue lendo.
A homofobia (homo= igual, fobia=do Grego φόβος “medo”), é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais e, consequentemente, contra a homossexualidade, e que pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contrahomossexuais.
Phobos (grego) é medo em geral. Fobia seria assim um medo irracional (instintivo) de algo. Porém, “fobia” neste termo é empregado, não só como medo geral (irracional ou não), mas também como aversão ou repulsa em geral, qualquer que seja o motivo.
, o preconceito é uma opinião sem conhecimento, um pré-julgamento daquilo que a pessoa desconhece sendo manifestado na forma de uma atitudediscriminatória, o que acontece bastante em relação à homossexualidade e transexualidade. A pessoa não tem o conhecimento do que é e a convivência, então a pessoa cria um pré-julgamento, cria estereótipos e aí vem a discriminação contra os homossexuais e travestis.
Um exemplo de preconceito é a pessoa achar que todos os gays são afeminados, promíscuos e que tem AIDS. Pois o estereótipo do gay quevemos na televisão é embutido na cabeça das pessoas, fazendo com que ela generalize e ache que todo o gay da todas essas pintas e seja todo efeminado. A relação da promiscuidade que as pessoas têm, vem de discursos ou comportamentos de alguns que reflete de forma negativa para a sociedade.
O que é a homofobia, a homofobia é diferente de um simples preconceito, além do preconceito e discriminaçãoessas pessoas tem nojo, medo e aversão.
A pessoa não tem simplesmente uma visão errada, além de essa pessoa discriminar gays e desrespeitar, elas sentem nojo e repulsa dos gays. Acredito que aí a coisa se torna preocupante, porque o sujeito com essas características é um homofóbico e muitos desses além de repulsa podem cometer crimes como assassinato contra gays, lésbicas, travestis etransexuais.
Derivado dessa palavra de homofobia tem as palavras como a transfobia, que são aversão e nojo de travestis e transexuais. A palavra transfobia significa também crime contra as travestis/transexuais, simplesmente por essas mulheres terem essa orientação sexual. Tanto o crime de homofobia e transfobia, têm que ser investigado e o autor do crime ser preso pelo crime que cometeu.
Deixando esseassunto do PL 122/06 para outro post mais especifico, eu digo que nem tudo pode ser considerado homofobia, muita das vezes é caso de preconceito e discriminação, poderíamos considerar em anúncios ou discursos de certas pessoas a parte de incentivo ao ódio e homofobia que também é crime e os autores desse crime devem ser enquadrados.
Crime de pederastia
No Brasil, o crime militar de pederastia,...
tracking img