Homofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ANGELA MARIA FIGUEIREDO FRICKS QUAGLIOZ
DELISETE NASCIMENTO DE BRITO
MAIARA LUIZA BRUNELI
PRISCILA BARRETO DA SILVA MELO















TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS















Cachoeiro de Itapemirim
2012

ANGELA MARIA FIGUEIREDOFRICKS QUAGLIOZ
DELISETE NASCIMENTO DE BRITO
MAIARA LUIZA BRUNELI
PRISCILA BARRETO DA SILVA MELO
















TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS







Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação,Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Janaine de Brito
Tutor(a) de sala: Patricia Nascimento Machado





Cachoeiro de Itapemirim
2012




Introdução


Vamos abordar o que é de interesse hoje me nossa sociedade: a escola. Trataremos desseassuntos em questão: como o educador realiza seu trabalho, e função da escola, as mudanças econômicas e culturais existentes na sociedade, e se essas mudanças trouxeram impactos positivos e negativos. Nas entrevistas realizadas com professores de 20 e 50 anos, iremos diferenciar seus métodos tradicionais e histórico critíco.O ESSENCIAL DA DIDÁTICA E O TRABALHO DE PROFESSOR – EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS

Há 20 anos o ensino era voltado para o livro didático, o professor sabia se o aluno tinha adquirido conhecimento quando aplicava-lhe provas em sala de aula. Atualmente trabalha-se com variados recursos didáticos como: livros, jornais, datashow, DVD, computador, revistas, dinâmica de grupo, música, teatro (...)porém o professor não deve ficar preso somente no livro didático. O ensino deve ser bastante diversificado, tornando as aulas mais atrativas e o educando mais interessado.
Incentivar os alunos a ler é objetivo para, desenvolver a visão crítica dos fatos. (...) “Neste sentido, podemos dizer que a educação, para Weber, é o modo pelo qual os homens são preparados para exercer as funções dentro dasociedade. Essa educação é racional. (...). Outro fator importante é comparar o passado com o presente, analisando erros e falhas ocorridas e buscando mundanças. Construindo linhas do tempo, analisando determinados fatos da história e aproximando a realidade do aluno ao estudo da disciplina. Contribuir para a formação do sujeito concientes de seu papel e importancia na sociedade. Como análise dosociólogo Durkheim:
(...) “Durkheim acredita que a sociedade estabelece os caminhos que cada índividuo deve trilhar, para tentar manter a ordem e buscar o progresso. Nesse sentido, a educação e a escola têm o papel de socializar os índividuos para que eles se desenvolvam (social e profissionalmente) dentro dos padrões preestabelecidos a seu grupo social, ou seja, “socializar-se é aprender a sermembro da sociedade, e ser membro da sociedade é aprender seu devido lugar nela. Sendo assim, é possível preservar a sociedade”.
Preprando-os para serem críticos e transformadores, com opiniões próprias dentro dos seus princípios éticos e morais, prontos para exercer sua cidadania. Segundo Durkheim (...) “toda educação consiste num esforço continuo para impor ás crianças maneiras de ver, de sentire de agir ás quais elas não chegariam espontâneamente” (...).
O método tradicional com o uso da cartilha, é uma metodologia antiga e muito eficaz. As crianças eram apresentadas as letras do alfabeto e seus sons, formavam sílabas até chegarem as primeiras palavras, e seu significados. Porém, o método histórico crítico se faz necessário para acompanhar os dias atuais. Como podemos ver cada um...
tracking img