Homofobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2JUSTIFICATIVA 5
3OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6
5DESENVOLVIMENTO 8
6 CRONOGRAMA 9
7 CONCLUSÃO 10
8 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
PLANO DE AÇAO
A infância e principalmente a adolescência são períodos de formação do desenvolvimento do eu onde a diversidade social esta presente mais visível e mais questionada, sendo ela alvo de comparações,desigualdade e preconceito e a escola como parte da sociedade, sofre reflexos dessas desigualdades.
A discriminação e o preconceito ocorridos nesse período afetam tanto o físico quanto o psicológico dos discentes prejudicando sua aprendizagem, podendo afetar seu comportamento no âmbito escolar, com atitude anti-sociais trazendo consequências para a vida futura.
“Conscientizando-se de que o respeito àdiversidade desfaz o preconceito, em prol da construção da paz no mundo. Os anseios por uma vida uma convivência e uma consciência social mais inclusivas requerem, sobretudo, atitudes que assumam um dos valores mais expressivos dos tempos contemporâneos: a aceitação da pluralidade e, portanto, das diferenças, das especificidades, das singularidade. Lidar com valores de reconhecimento e respeito àsdiferenças é tarefa para a sociedade como um todo, sendo capaz de mudar mentalidades, combater atitudes discriminatória e superar o preconceito. Nesse sentido a escola se torna responsável pela socialização de valores pertinentes ao reconhecimento e respeito às diferenças dentro da sociedade, pois é tida como o local de excelência para a apreciação das diversas formas.”
Revista Educação eTecnologia-Faculdade de Aracruz
Partindo desse pressuposto é que a pedagoga propõe desenvolver um plano de ação voltada para a compreensão leitora intitulada “minimizando a discriminação e o preconceito no espaço escolar”.
Esse plano terá a duração de quinze dias e está voltada para os alunos da educação infantil e visa ajudar os alunos a aceitas as diferenças, compreende-las, valorizando como parteda cultura brasileira, bem como se informar sobre a pluralidade cultural incluindo-se nela.
2 JUSTIFICATIVA
Na infância onde a criança esta formando seu conceito pela vida, é indispensável o respeito às diferenças para um convívio social sadio. Pensando nisso esse plano de aula foi elaborado com o intuito de mostrar a importância dessas diferenças e o quão é importante o respeito a essaspluralidade.

3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
Desenvolver habilidades que demonstrem atitudes de respeito a se mesmo e ao próximo, entendendo que o respeito é um estado de consciência que nasce na percepção do valor de todos com suas características e culturas.

3.2ESPECÍFICOS
• Participarem de dinâmicas e jogos para que possa interagir uns com os outros sem discriminação e preconceito.
• Ler textosde gêneros variados para debate.
• Assiste vídeos e ouvir musica relacionado ao tema para melhor visualizar o preconceito e a discriminação vendo suas conseqüências, buscando soluções para combatê-las.
• Socializar as ideias para produção de textos.
• Fazer feiras para divulgar o tema .

4 DESENVOLVIMENTO

O trabalho a ser desenvolvido contara com a metodologia de leitura de textovariado (texto expositivo, contos, historia em quadrinho, artigo de opinião, poema e dinâmica). Mas inicialmente fará um levantamento do conhecimento prévio acerca do tema para melhor exposição do assunto e confronto com os conceitos pré- estabelecidos, onde será organizado um espaço para promover uma roda de conversa dentro da sala de aula com o intuito de definir regras que serão respeitada portodos. Alem de adequar o plano segundo a sugestão do grupo. Na oportunidade definir datas para a divulgação do tema, junto aos pais e alunos.
Organizar campanhas com passeatas, faixas e distribuição de panfletos no combate ao preconceito e a discriminação dentro e fora da escola. Estudar os textos de gêneros diversificado debatendo-os para melhor compreensão do tema abrindo novas perspectivas de ver...
tracking img