HOMO ECONOMICUS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Homo economicus
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O homo economicus ou o homem econômico é uma ficção, formulada segundo procedimentos científicos do século XIX que aconselhavam a fragmentação do objeto de pesquisa para fins de investigação analítica.
Os economistas assumiram que o estudo das ações econômicas do homem poderia ser feito abstraindo-se as outrasdimensões culturais do comportamento humano: dimensões morais, éticas, religiosas, políticas, etc., e concentraram seu interesse naquilo que eles identificaram como as duas funções elementares exercidas por todo e qualquer indivíduo: o consumo e a produção.
O homo economicus nada mais é do que um pedaço de ser humano, um fragmento, um resto, a sua parcela que apenas produz e consome, segundo "leis" deduzidas da observação,cujo único critério de verdade apoiava-se na evidência.

A abordagem típica da Escola Científica é a ênfase nas tarefas. O nome Administração Científica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, afim de alcançar elevada eficiência industrial...

A abordagem típica da Escola Científica é a ênfase nas tarefas.

O nome Administração Científica édevido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, afim de alcançar elevada eficiência industrial.

Os principais métodos científicos são a mensuração e a observação.

Origem

A administração Científica teve inicio por volta do ano 1900, pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, que provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e nomundo industrial da sua época. Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas industrias americanas e elevar o nível de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

Postulados

Seleção científica dos empregados

Os empregados para atender os níveis de produção predeterminados devem atender certosrequisitos, como a força física, as habilidades manuais, etc. Surge a necessidade de seleção com base nas exigências do cargo. É necessário avaliar as potencialidades dos operários em cada função existente, buscando sempre maior aproveitamento na mão de obra disponível. Em nenhum momento a proposta da seleção científica recai sobre características da personalidade tais como valores, motivação, etc.Treinamento e desenvolvimento do trabalho especializado

Treinamento e desenvolvimento cientifico de cada trabalhador:

* Cooperação capital trabalho: Cooperação interdependente entre o gerente (capataz, supervisor) e os trabalhadores. Em vez de discutir lucros eles deveriam aumentar a produção;
* Princípio da eficiência: Considerando que toda tarefa tem uma única maneira científica de serrealizadas, é possível, então, estabelecer um padrão mínimo aceitável de produção para cada tarefa. Caso, o empregado não tenha atingido a produção estipulada aplica-se algum princípio da administração científico: Por exemplo, ao ultrapassar o mínimo estabelecido.

Receberá um valor adicional por cada unidade produzida a mais.

Princípio da exceção

Qualquer que seja o nível hierárquico dopessoal da administração existem vários afazeres de ordem burocrática, como o controle e o planejamento. Para Taylor este pessoal deve desenvolver relatórios práticos e condensados que apresentem apenas os padrões anormais da atividade supervisionada. Assim, o administrador, para dar mais utilidade ao seu precioso tempo, deve preocupar-se apenas com situações anormais.

Características

Divisãodo trabalho

Um dos princípios que torna a administração uma ciência é a divisão do trabalho. Quando o trabalho é dividido, o empregado acostuma-se a realizar apenas uma parte do todo, o que o torna um especialista no assunto. A conseqüência disso é o aumento da produtividade, além da possibilidade de padronizar o tempo de produção por unidade, facilidade de planejamento, melhoria da...
tracking img