Homilias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 177 (44081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANO LITÚRGICO
O Ano Litúrgico na História
No início todo domingo era dia de Páscoa. No século I a Páscoa começa a ser celebrada anualmente. No Século IV, além da Vigília Pascal, é celebrado o Tríduo do Senhor Crucificado, Sepultado e Ressuscitado. O jejum de dois dias (Século III) passa a ser de uma semana, e depois, de 40 dias. Tempo de preparação dos catecúmenos para o batismo. Tempo dereconciliação e penitência. Disso restou o costume da imposição de cinzas na quarta-feira em que inicia a Quaresma.
Foram apresentadas as comemorações da Ascensão e de Pentecostes. Estava formado o Ciclo Pascal. Nessa época é definido no ocidente o dia do Natal. Essa data foi tomada de empréstimo da Festa do Sol, uma festa pagã. Os cristãos viam em Jesus o verdadeiro Sol de Justiça. Estava seformando o Ciclo de Natal. Estes dois ciclos festivos são as colunas mestras do Ano Litúrgico.
Na Idade Média são introduzidas as seguintes festas dogmáticas: Santíssima Trindade (1000), Corpus Christi (1246), Sagrado Coração de Jesus (1756) e Cristo Rei (1925). Além disso, Maria e os santos também têm seu lugar na Liturgia. Desde muito cedo os cristãos veneravam aqueles que pelo martírio haviam setornado testemunhas de Cristo. Desde o Século II São Policarpo de Esmirna já era venerado na Liturgia. Depois vieram os Apóstolos e todos os que haviam sido perseguidos por causa do nome de Jesus. Enfim, o centro e a fonte de todo o Ano Litúrgico é o Mistério Pascal de Jesus Cristo.
A Estrutura do Ano Litúrgico
Ciclo do Natal
O Ciclo do Natal começa com o Advento, inclui o Natalpropriamente dito, passa pela Epifania (Manifestação do Senhor) e termina na Festa do Batismo de Jesus.
Advento:
É o ponto de partida e de chegada do novo Ano Litúrgico. É o tempo de expectativa diante do Cristo que irá nascer. A espiritualidade está focalizada na Esperança e Purificação da Vida. O ensinamento da Igreja Católica está direcionado para o anúncio da vinda do Messias e lembra a espera dahumanidade, escrava do pecado, pelo Libertador. Por isso é tempo de penitência e conversão. A cor utilizada é a Roxa. São as quatro semanas que antecedem o Natal.
O Tempo do Advento começou no dia 01/12/2002, com o Primeiro Domingo do Advento. São quatro semanas até o dia 24/12/2002, terminando com a Vigília do Natal.
Com o Tempo do Advento começa, então, o novo Ano Litúrgico do ano 2006,Ano B, que segue o Evangelho de São Marcos.
Natal:
Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, comemorado no dia 25 de dezembro. A cor utilizada é a Branca.
Epifania:
No ano 2003 a Festa da Epifania é celebrada no dia 5 de janeiro. É uma festa que lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus. Aqui aparecem os Reis Magos para mostrar que esta manifestação é a todas as nações da Terra. Alémda solenidade da Epifania existem outras manifestações do Senhor celebradas no Ciclo de Natal, como, por exemplo, a festa do Batismo do Senhor, que em 2003 é celebrada no dia 12 de Janeiro.
Tempo Comum
(Primeira Parte)
O início do Tempo Comum acontece, neste ano de 2003, na segunda-feira, dia 13 de janeiro, após a festa do Batismo de Jesus e o término desta primeira parte acontece no dia 04de março de 2003, véspera de Quarta-feira de Cinzas. A espiritualidade visa a esperança e escuta da Palavra e o ensinamento baseia-se no anúncio do Reino de Deus. A cor usual é Verde.
Ciclo da Páscoa
A primeira parte do Ciclo da Páscoa começa pela Quaresma, cuja espiritualidade tem como foco a Penitência e Conversão. O ensinamento está voltado para a Misericórdia de Deus e a cor usada é aRoxa.
A segunda parte diz respeito à Páscoa propriamente dita. A Alegria de Cristo Ressuscitado constitui a espiritualidade da Páscoa. Tem-se como ensinamento a Ressurreição e a vida eterna e a cor usada é a Branca.
Quaresma:

Começa com a Quarta-feira de Cinzas, e se estende até o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Sendo tempo de penitência e conversão, a Igreja se exercita de...
tracking img