Homework

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Disserte sobre o conceito de natureza humana para Maquiavel?Maquiavel descreve os traços humanos imutáveis que ele acredita observar no estudo da história dos homens e afirma em sua obra "OPrincipe", sua obra mais importante, que os homens são "ingratos, volúveis, simuladores, covardes, ante os perigos, ávidos lucro". É uma idéia contrária, pois carrega uma parte maniqueísta de ser humano queexclui o homem de seu contexto histórico. Entrando em choque com a leitura dos pensadores mais respeitados da história, esse conceito da natureza humana de Maquiavel. A maior crítica que foi feita, éque a natureza humana não existe, já que o homem é histórico. Seu pensamento foi um importante marco para o renascimento, um caráter limitado ante as concepções contemporâneas.

2. Qual aconcepção de estado de natureza para Hobbes, Locke e Rousseau? Por Hobbes, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". Nesse estado,reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis,pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força domais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar.
Para Locke é uma situação em que o homem vive em paz e harmonia, vivendo em liberdade e igualdade, mesmo antes de existir otermo estado.
E para Rousseau, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a Natureza lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, pelogrito e pelo canto, numa língua generosa e benevolente. Esse estado de felicidade original, no qual os humanos existem sob a forma do bom selvagem inocente, termina quando alguém cerca um terreno e...
tracking img