Homessexualidade no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Falar em homossexualidade é falar da evolução da própria humanidade e dos papeis sociais/sexuais desempenhados pelos seres vivos.
A homossexualidade sempre acompanhou a historia da humanidade,havendo registro deste tipo de comportamento sexual até mesmo entre os povos selvagens e, na natureza, entre os animais.
A sexualidade humana se manifesta por meio de padrões culturais historicamentedeterminados.
No Brasil ela é marcada por claros antagonismos e concilia valores morais como a virgindade e a castidade à exaltação da sensualidade carnavalesca. Além disso, diversos discursosmorais e ideológicos sustentam a intolerância diante de comportamentos, práticas e vivências da sexualidade que não estão em conformidade com o padrão heterossexual e patriarcal da nossa sociedade.
Ogênero é uma construção erigida sobre crenças, normas, hábitos, valores, práticas e atitudes, onde a diferença biológica entre homens e mulheres é hierarquizada, sendo-lhe atribuído um significadocultural.
Quando existente, a desarmonia do gênero ao sexo é sentida, em geral, antes da percepção das diferenças sexuais e, portanto, precede o exercício pleno da sexualidade. Não se pode estabelecer umarelação de causa e efeito entre gênero e orientação sexual.
A identidade sexual dá as pistas do erotismo, que nem sempre se encaminha na direção do gênero ou do sexo biológico – as pessoas podemser bi, hetero ou homorientadas, sejam em suas práticas, negociações ou trocas afetivas, independentemente de como se afirmem socialmente.
A discriminação contra LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais,Travestis e Transgêneros) geralmente se inicia no lar, reduto culturalmente ligado ao acolhimento e à ideia de refúgio dos problemas do dia-a-dia. Há de início, uma tentativa de neutralizar o fascínioexercido pela indumentária, jogos e atividades associadas culturalmente ao sexo oposto, classificadas como coisas de meninos e coisas de meninas, categorias consideradas mutuamente excludentes. A...
tracking img