Homeopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] |[pic] [pic]
[pic][pic][pic] [pic][pic][pic]
[pic][pic] 

| |
Parte superior do formulário
[pic][pic]
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
[pic][pic]
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
• |More
[pic]Revista da Associação Médica Brasileira
Print version ISSN 0104-4230
Rev. Assoc. Med. Bras. vol.43 n.4 São Paulo Oct./Dec. 1997doi: 10.1590/S0104-42301997000400013 
Artigo Especial
 
Similia Similibus Curentur: notação histórica da medicina homeopática
A.D. Corrêa, *R. Siqueira-Batista, **L.E.M. Quintas
 
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro; *Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; **Departamento de Farmacologia Básica e Clínica,Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
 
RESUMO A história da medicina homeopática foi discutida neste artigo, abordando-se as concepções de Hipócrates, Galeno, Paracelso e Hahnemann. Pretendemos dar uma idéia da evolução da ciência médica de um modo geral, incluindo, neste contexto, o surgimento gradativo das idéias que levaram Hahnemann a criar a homeopatia.
UNITERMOS: Homeopatia,História da Medicina. Hahnemann.
 
INTRODUÇÃO
A evolução de qualquer ramo da ciência jamais ocorreu por meio de atos isolados de um único cientista. Mesmo que uma descoberta seja atribuída a uma única pessoa, esta, certamente, está embasada em conhecimentos anteriores. Assim aconteceu com a homeopatia, construída sobre concepções como o princípio dos semelhantes, as doses infinitesimais, omedicamento único, dentre outros. Esses preceitos já eram conhecidos por muitos médicos, desde Hipócrates até Hahnemann, com vários deles utilizando-os - principalmente o dos semelhantes -, em seus tratamentos e observações1.
A menção mais antiga que se tem a respeito do tratamento pela lei dos semelhantes foi encontrada em um papiro de 1500 a.C. Contudo, esse princípio era aplicado de uma maneiramuito subjetiva e não por meio da observação dos sintomas causados no organismo, como foi introduzido experimentalmente por Hahnemann.
A obra de Hipócrates (460-350 a.C.) é um marco da ciência e arte médicas, sendo este iluminado médico grego considerado o Pai da Medicina2.
Em seu tempo, Hipócrates introduziu a avaliação metódica dos sinais e sintomas como base fundamental para o diagnóstico. Emtermos de tratamento, advogava que dois métodos terapêuticos poderiam ser utilizados com sucesso: a "cura pelos contrários" (Contraria Contrariis Curentur), consolidada por Galeno (129-199 d.C.) e Avicena* (980-1037), que é a base da medicina alopática; e a "cura pelos semelhantes" (Similia Similibus Curentur), reavivada no século XVI por Paracelso** (1493-1591) e consolidada pelo médico alemãoSamuel Hahnemann, quando este criou a Homeopatia3.
No presente artigo, discute-se a Medicina Homeopática, única e exclusivamente do ponto de vista histórico. Para isto, enfocaremos a história da medicina e enfatizaremos o processo de separação da medicina em homeopatia e alopatia, que hoje constituem dois métodos totalmente distintos de abordagem terapêutica mas que tiveram a mesma origem nostrabalhos de Hipócrates.  
ORIGENS DA MEDICINA HOMEOPÁTICA
Para Hipócrates, o tratamento era constituído por três princípios básicos4:
- Natura medicatrix que a natureza se encarrega de restabelecer a saúde do doente e cabe ao médico tratar o paciente imitando a natureza, a fim de reconduzi-lo a um perfeito estado de equilíbrio.
- Contraria Contrariis esta é a chamada lei dos contrários, em que ossintomas são tratados diretamente com medidas contrárias a eles.
- Similia Similibus esta é a chamada lei dos semelhantes; dizia que a doença poderia ser debelada pela aplicação de medidas semelhantes à doença.
Hipócrates dizia que essas duas formas de tratamento eram eficazes no restabelecimento da saúde, portanto a lei dos contrários e a lei dos semelhantes não se opunham em seu pensamento....
tracking img