Homeopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 95 (23573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HOMEOPATIA
Bases da

Ruy Madsen Barbosa Neto
Liga de Homeopatia – Medicina Unicamp

Bases da Homeopatia

“Assim como um animal bem adestrado obedecerá ao dono, por maior que seja a perplexidade em que se encontre e por maior que seja a necessidade de adotar novos padrões de comportamento, assim também o racionalista convicto se curvará à imagem mental de seu mestre, manter-se-á fielaos padrões de argumentação que lhe foram transmitidos e aceitará esses padrões, por maior que seja a perplexidade em que se encontre, mostrando-se incapaz de compreender que ‘a voz da razão’ a que dá ouvidos é apenas o efeito causal tardio do treinamento que recebeu.”

Paul Feyerabend (“Contra o Método”)

Ruy Madsen Barbosa Neto

1

Bases da Homeopatia

Ao meu médico Dr. RodolfoFernandes de Oliveira, pelo exemplo e incentivo

Agradecimentos Ao Dr. Milton Lopes de Souza, à Dra Saeko Suzuke, à Dra Rosalia Matera de Angelis, ao Dr Nelson Filice de Barros, ao Dr Joaquim Murray Bustorff Silva, ao Dr Matheus Marim, aos colegas do departamento de Homeopatia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e aos amigos da Liga de Homeopatia da Medicina Unicamp.

Ruy MadsenBarbosa Neto

2

Bases da Homeopatia

APRESENTAÇÃO

“Na arte de curar, salvadora de vidas, deixar de aprender é um crime”. Samuel Hahnemann Este manual é conseqüência de cinco anos passados a frente da Liga de Homeopatia dos estudantes de Medicina da faculdade de ciências médicas da Universidade Estadual de Campinas e da convivência e aprendizado com grandes amigos médicos homeopatas.Quando nos deparamos com a falta de uma disciplina que abordasse os fundamentos dessa especialidade médica dentro do currículo da graduação em Medicina, iniciamos um trabalho do qual já se avistam os frutos. A presença dessa liga de iniciativa estudantil, dentro de uma das mais respeitadas universidades do país, possibilita o acesso a discussões e pesquisas, levando o aluno de medicina a formarsua própria opinião sobre a racionalidade homeopática. Alguns obstáculos aparecem para os que querem pensar diferente, para os que ousam marchar em sentido contrário ao da maioria. Essas pedras vão se tornando, aos poucos, partes fundamentais do caminho. A Homeopatia, assim como todas as culturas não hegemônicas, está acostumada às pedras e sabe fazer delas degraus. O estudo da história de seufundador, Samuel Hahnemann, e de seus seguidores, demonstra que a racionalidade homeopática foi obrigada a crescer sozinha, com pouca ajuda. Uma história da qual os homeopatas devem se orgulhar. Apesar das pedras habituais e das intencionalmente atiradas, não houve queda permanente, pois sempre a Homeopatia esteve fortemente fundamentada e sempre manteve seu ideal - a cura. Hoje a Homeopatia éuma medicina adulta, especialidade médica, opção barata e eficiente. Não se pode admitir uma formação médica que não contemple o estudo da medicina dos semelhantes. A falta de uma obra acessível, destinada aos alunos de medicina e que cobrisse em poucas linhas os pontos fundamentais da doutrina homeopática, nos levou a confecção destas Bases da Homeopatia. As obras mais importantes dos mestreshomeopatas, bem como alguns de seus casos clínicos ilustrativos estão presentes em capítulos curtos. Trata-se de um curso com duração de um semestre da Liga de Homeopatia da medicina da Unicamp. Esperamos estar contribuindo para a formação de um raciocínio crítico e uma postura verdadeiramente científica dos estudantes. Estudar tudo aquilo que não prejudique e que possa ser usado em benefício dospacientes – este é o dever do médico. O autor. Campinas, janeiro de 2006.

Ruy Madsen Barbosa Neto

3

Bases da Homeopatia

SUMÁRIO
Contexto.....................................................................5 Hahnemann.................................................................7 Organon..................................................................... 8 Homeopatia no...
tracking img