Homeopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que você diria de um medicamento que contém 1,0g de extrato vegetal misturado com 100000g de água? Isso é praticamente água pura, não é mesmo? No entanto, medicamentos desse tipo são comuns emhomeopatia, campo da medicina cujo princípio fundamental pode ser descrito da seguinte maneira: toda substância que, em quantidades apreciáveis, provoca algum distúrbio em uma pessoa sadia, ajudará acombater esse mesmo distúrbio quando for prescrita em doses extremamente pequenas.

Veja, por exemplo, o caso da beladona, material extraído de um arbusto de mesmo nome e rico em uma substância chamadaatropina. Em doses excessivas, a beladona é tóxica, causa febre e dilata os vasos sanguíneos. No século XVII, esse efeito causado pela beladona era bastante utilizado pelas mulheres, que ingeriam ochá dessa substância para ficarem com as faces avermelhadas, criando assim a impressão de maquiagem. Daí a origem do nome ,bella donna, que, em italiano significa mulher bonita.

No entanto, quandodiluída em grande quantidade de água, a beladona combate os mesmos efeitos negativos, serve como relaxante gastrintestinal e é também usada no combate à amigdalite.

As primeiras idéias sobre amedicina homeopática surgiram a partir de 1790, com o médico alemão Christian Samuel Hahnemann.

Até essa época Hahnemann era um médico convencional, que acreditava no princípio básico de que os opostos securam . Assim, acreditava que os efeitos nocivos de uma substância deveriam ser combatidos com outras substâncias que tivessem efeitos contrários.

Hahnemann observou, porém, que o quinino(extraído da casca da quina), usado para combater a febre, os delírios e tremores da malária, provocava esses mesmos sintomas quando aplicado em uma pessoa sadia. Isso significa que o remédio provoca os mesmossintomas da doença para a qual ele é utilizado como cura. Mas como explicar esse acontecimento? Seria coincidência?

Após muitas pesquisas com outros medicamentos, Hahnemann publicou, em...
tracking img