Homeopatia na asma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRATAMENTO HOMEOPÁTICO DA ASMA INFANTIL

INTRODUÇÃO A asma é considerada uma doença crônica, de caráter inflamatório, mais comum na infância, onde ocorre recorrente obstrução das vias aéreas. Isso ocorre, devido à reação exagerada do sistema imunológico, frente a um alergênio. Essa exposição proporciona um aumento exacerbado da liberação de células inflamatórias, que estimulam mastócitos ebasófilos a promoverem degranulação, dando origem a todas as reações celulares, levando aos sintomas característicos desta doença crônica, envolvendo dentre eles, episódios de simbilância, dispnéia, sensação de aperto no peito e tosse, sendo, mais frequentes e pronunciados durante a noite (BARBOSA, 2004; GILMAN, 2005; RANG, 2007).

A sintomatologia é observada, principalmente, durante as crisesasmáticas, que podem ser imediatas ou tardias, podendo apresentar um período de horas, até as primeiras manifestações clínicas (GILMAN, 2005; RANG, 2007). Muitos aspectos estão correlacionados ao aparecimento e ao agravamento da asma infantil, doença que, em sua maioria, atinge crianças menores de 10 anos de idade. São citadas, imaturidade do sistema imunológico na infância, ausência do aleitamentomaterno, infecções das vias respiratórias (broncoespasmo e bronquiolite); sazonalidade (primordial nas alterações climáticas); exposição à alergênios que podem apresentar caráter agudo ou permanente, como por exemplo, a exposição passiva à fumaça de cigarro, pó doméstico, ácaros, pêlo de animais domésticos, perfume, pólen, mofo, dentre outros que estão em contato direto e diário com a criança asmática(NUNES, 1997; BARBOSA , 2004; SOLÉ, 2005; SANTOS, 2007;) Contudo, avalia-se a hereditariedade genética como possibilidade a uma prédisposição à doença, uma vez que, a asma é frequentemente diagnosticada em pacientes com histórico familiar de doenças alérgicas. Porém, a qualidade de vida desta criança, deve ser levada em consideração, pois, fatores emocionais e psicossociais, são tambémclassificados como desencadeadores da asma infantil ( PARO & RODRIGUES, 2000). A cronicidade da asma se dá por multifatores que, muitas vezes, independem do indivíduo e dos fatores ambientais em que está inserido. Um exemplo muito comum é a dificuldade em diagnosticar precocemente a patologia, gerando subdiagnósticos e, consequente terapia ineficaz, aumentando consideravelmente a morbi-mortalidade peladoença. Outra situação de grande relevância, é a privatização da saúde, que pormenoriza o acesso a um atendimento médico de qualidade(PARO & RODRIGUES, 2000; SANTOS e col, 2007). O tratamento alopático da asma se dá, basicamente, através de fármacos antiinflamatórios (principalmente os glicocorticóides), anti-histamínicos e bronco dilatadores (β-adrenérgico e ipratrópio). Baseia-se, em um tratamentoagressivo, onde, em muitos casos, causam doenças iatrogênicas, devido ao seu uso prolongado, e até, indiscriminado(GILMAN, 2005; RANG, 2007). Em contrariedade a este arsenal terapêutico, adotado pela medicina tradicional, encontra-se uma medicina alternativa e humanística, que exibe uma concepção diferenciada da relação saúde-doença, visando à individualidade humana nos processos de adoecimento ecura ( MIRANDA, 2005; TEIXEIRA, 2007; TEIXEIRA 2007b ).

A homeopatia, prática médica coadjuvante, fundamentada em 1796 – final do século XVIII, - pelo médico alemão, Samuel Hahnemann, fundamenta-se na experimentação patogenética em indivíduo são, identificação do medicamento único ou de fundo (possibilitada pela repertorização), cura pela similitude (estimula reação homeostática, induzindo oorganismo a reagir contra seus próprios sintomas), e por último, medicamento dinamizado (TEIXEIRA, 2006; TEIXEIRA, 2007; TEIXEIRA, 2008). Hahnemann preconizou que, a escolha do medicamento homeopático deve traduzir a totalidade dos sintomas característicos, englobando sintomas psíquicos, emocionais, gerais e físicos, manifestados pelo enfermo e que se assemelham aos sintomas no experimentador...
tracking img