Homemesociedade

2971 palavras 12 páginas
Etnocentrismo é uma crença equivocada, de que a nossa cultura é melhor do que a do outro. As diferenças sociais causam estranhamento. Visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais. Vicio de pensamento que consiste em avaliar outras culturas com base em conceitos de nossa própria cultura. O debate sobre o etnocentrismo começou pelos índios, os portugueses se achavam melhores que eles, pelo fato dos índios andarem pelados, ou mesmo por não trabalharem e viverem de caça. Grécia antiga (Heródoto) No iluminismo : Rousseau, Durkhein e Mauss. Montaigne veio antes do iluminismo.
Antropologia moderna - Evolucionismo cultural: considera a possibilidade de evolução do homem, tanto na morfologia como na forma de organização da sociedade. Tylor-Morgan-Frozer. Difusionismo - reação contrária ao evolucionismo. Pela difusão do fenômeno cultural é que se poderia entender a universalidade dos manifestos culturais. Investigar processos de influências culturais mútuas entre as sociedades. Franz Boas representou esse movimento. Determinismo biológico: Teorias que atribuem capacidades inatas especificam a raça ou grupos humanos. Kessing: não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Geneticamente somos todos os iguais, 98% iguais aos macacos. Determinismo Geográfico: diferenças de ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Ação mecânica das forças naturais sobre uma humanidade puramente receptiva.
Em 1920 em diante, Boas, Wissles, Kroeber refutaram determinismo geográfico – existe uma limitação da influência geográfica sobre os fatos culturais. O mesmo ambiente físico pode conter diversidades culturais (esquimó x lapões). Posição moderna: cultura age relativamente, explorando possibilidades e limites ao desenvolvimento com força decisiva dentro da própria cultura, e na história da cultura.
Conceito de

Relacionados