Homeme e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HOMEM E SOCIEDADE - PROVA

Matérias da prova - Livro antropos e psique capitulo do Silas Guerreiro (A origem do antropos) ; Texto do livro "cultura um conceito antropológico" e o ultimo texto sobresociologia, "o desenvolvimento social"

No início do seu livro, Cultura: Um Conceito Antropológico, Laraia explicita o choque entre diversos pontos de vista históricos, com o intuito de fazer oleitor refletir sobre questões comportamentais que foram, e são, presentes no pensamento de cada lugar. No fim desta abordagem de extremo enriquecimento pessoal e contextual, o autor nos mostra um pontoque será fundamental no estudo, que é o fato de que o determinismo biológico e o determinismo geográfico, não são suficientes para explicar o conceito da palavra Cultura.
Logo após a introdução, oescritor passa a caracterizar o Determinismo Biológico. Inicialmente usa o argumento de que um indivíduo que nasceu em determinada sociedade e foi transportado para uma outra, crescerá como tal e não sediferenciará mentalmente dos outros que estiverem em seu novo convívio. Ele resume o comportamento dos indivíduos dizendo que a formação do seu eu depende de um aprendizado, de uni processo que elechama de endoculturação, o que até agora, pelo menos em minha opinião, é incontestável.
No capítulo seguinte, sua abordagem passa a ser sobre o Determinismo Geográfico. Através de três exemplosclaros, ele mostra que não é possível usar o determinismo geográfico para definir os modos e costumes de determinada região. Não é o meio que influencia o comportamento do homem e sim o homem modifica omeio para que possa se adequar a seu modo de vida. No fim, ele acaba por repetir o que já havia sido dito no inicio, que a cultura não é afetada nem por condições biológicas nem geográficas e deixa no aro questionamento do que seria cultura.
No início da sua descrição do conceito de cultura, Laraia acaba por utilizar o conceito que foi criado por Tylor, ao qual surgiu da unificação de duas...
tracking img